Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Prefeito de Jequié e primeira-dama participam de reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, e a primeira-dama do município, Marla Cafezeiro Suzarte, participaram nesta sexta-feira (03/03), de uma reunião com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef).

Como forma de ampliar a visibilidade e suscitar o debate, o Comdef estará realizando, em parceira com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, um dia de ações da “Campanha Educativa de Inclusão e Acessibilidade” que acontecerá no próximo dia 08, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, inserido no projeto que vai comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Neste encontro foram discutidas as necessidades da pessoa com deficiência e como as políticas públicas devem ser implementadas para dar acessibilidade a elas. A primeira-dama, Marla Cafezeiro, que é conselheira-voluntária do Comdef, fez diversas ponderações acerca dos temas levantados pelos conselheiros, como a questão da acessibilidade à educação, saúde, transporte, habitação, trabalho, cultura, esportes, lazer, assistência e previdência social.

O Conselho solicitou à Prefeitura de Jequié que a Secretaria de Infraestrutura fiscalizasse a questão do uso do espaço nas calçadas, que muitas vezes são ocupadas por barraqueiros, mesas e cadeiras de bar e criam obstáculos para quem não possui mobilidade física. Outro assunto em debate foram os entulhos que obstruem as vias públicas e causam transtornos ainda maiores. Muitas pessoas jogam nas ruas os entulhos que deveriam ser descartados de maneira específica, ficando para a prefeitura a responsabilidade de fazer este trabalho.

O propósito da reunião foi analisar conjuntamente com o Comdef o fortalecimento das políticas que promovam a transversalidade das políticas públicas da pessoa com deficiência, visando à melhoria da qualidade dessas pessoas. “O reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência deve fazer parte das políticas públicas de Jequié, desde o planejamento das ações, como a execução dos projetos, criando a obrigatoriedade de manter a acessibilidade como regra indispensável à igualdade de todos os cidadãos. Jequié tem de estar preparada para atender às necessidades de todos!”, afirmou o prefeito Sérgio da Gameleira. Por Secom.