Ver essa foto no Instagram
Zé Cocá cobrou explicações da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco- sobre o aumento da vazão da Barragem da Pedra. Após o aumento da vazão do equipamento, o Rio de Contas encheu e, consequentemente, houve represamento do Rio Jequiezinho, que transbordou e alagou ruas e avenidas da cidade.
De acordo com o gestor, até o momento, a Chesf não deu explicações sobre a atual situação e, há 5 dias, o poder público tenta entender o que realmente aconteceu para que o caos se instalasse. Ainda segundo Zé Cocá, o município já vinha se preparando para a situação, no entanto, sem receber detalhes da empresa.
Em reunião realizada com um representante da empresa, o prefeito disse que o prejuízo em Jequié é incalculável: “A Chesf falou na reunião que passou para todos os municípios o plano de inundação, mas nós vimos que nenhum município recebeu. O que nos foi passado foi o plano em caso de rompimento da barragem. O prejuízo em Jequié e na região é incalculável, não só o financeiro, mas o psicológico porque todo mundo está abaladíssimo”.
Novo Boletim da Empresa sobre a vazão na Barragem de Pedras: