Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Por divergências de opiniões, Mandetta é demitido por Bolsonaro do Ministério da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro demitiu, na tarde desta quinta-feira (16), Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde. Decisão chega após muito embate nos bastidores e também externamente, entre os dois, com conflitos de opinião sobre o enfrentamento de combate a pandemia do novo coronavírus.

“Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, desabou Mandetta.

Em outra postagem, ele comentou acerca do trabalho com os profissionais do ministério. “Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”.

Bolsonaro não conseguiu fazer o Ministro assumir posições como o fim o isolamento social, e de acreditar em remédios como cura para o covid-19, além de o Ministro ser político com a pasta e manter um dialogo saudável com os governadores e com a imprensa. Mandeta participou de uma entrevista exclusiva para o Fantástico, da TV Globo, emissora  que é aconselhada por Bolsonaro a seus eleitores que não assista a programação do Sistema Globo, por falar de ações contra seu governo. No final, Mandeta mantem uma aprovação próximo de 80% no país pela ação frente a pasta da saúde.

Nos últimos dias a turma bolsonarista começou disseminar diversos Fakes News sobre o Ministro nas redes sociais. As ações cresceram após o anúncio da demissão pelo presidente. A ideia agora é desconfigurar o trabalho de Mandeta frente a Saúde do Brasil.