Usando a linguagem futebolística, o apito foi soado. Refiro-me ao processo eleitoral de 2024 em todos os 5568 municípios brasileiros. Os times estão sendo escalados para que entrem em campo quem vai disputar o campeonato do ano que vem. As novidades nas regras são as federações no pleito vindouro.
Em Itiruçu não é diferente. Os “clubes” estão treinando quem deve jogar em 2024. A situação, cujo grupo completará 08 anos no poder, já vem cansando o eleitorado, mas está testando seus novos jogadores.
Em 1982, o prefeito Machadão lançou como seu candidato, o então vice, Sinhô de Zizi. Quem venceu foi Pedrinho e este, em 1988, apoiou seu companheiro de gestão, Pedrão, que assumiu a prefeitura até 1992. Todos de saudosa memória. Já em 2004, Wagner Novaes, no seu segundo mandato, apoiou também seu vice, Ailton Cezarino e este teve como vice, Enzo Tenisi, o qual, em 2016, recebeu seu apoio e disputou a eleição com Lorena Di Gregorio, vice de Carlinhos em 2012 e ela, junto com Junior Petrúquio, administram Itiruçu até os dias de hoje.
Usando as palavras do Dep. Antonio Brito, se houver “reciprocidade”, Petrúquio poderá ser o escalado pela atual prefeita e manter a tradição. Mas, segundo se vê e ouve, esta pode optar por Ubiratan Moraes, o qual, até assumir a Secretaria de Transportes, era um trabalhador como qualquer outro, todavia, também se fala que hoje “é um do mais próspero detentor de patrimônio”. Mas ainda no time atual, temos o jovem Vereador Ezequiel Borges, lançado na política quando Cezarino foi prefeito e que agora deseja administrar a cidade, jogador preferido do deputado federal Jorge Solla, o mais votado nas ultimas eleições em Itiruçu e um dos melhores quadros no Congresso, como também do PT, partido ao qual deve o vereador se filiar.E a oposição? Esta nada tem que se preocupar com estes jogadores da situação, pois ela não tem como escolher o time oponente. Só depois de escaladas ambas as equipes, é que fará um jogo com a tática a ser aplicada. Mas seus atletas já estão treinando. De forma surpreendente, o ex-prefeito Wagner Novaes pretende voltar para uma quarta gestão. Nas três que venceu, recebeu o apoio do advogado e também ex-prefeito Ailton Cezarino, o qual também já entrou em campo para retornar a gerir o município, pois tem a seu favor, a administração de que em apenas um mandato conseguiu concretizar projetos de desenvolvimento econômico e social, dentre outros. Além destes dois administradores públicos, o empresário Jairo Leite é outro atleta e deseja mostrar que a forma exitosa que administra a área privada, pode também acontecer no setor público. Por fim, o time oposicionista tem ainda como jogador, o gerente do INSS Alender Correia, que veio morar em Itiruçu e aqui pretende fazer carreira política, como seu irmão faz em Brejões.
Assim, os times estão sendo treinados. São legítimas todas estas possíveis escalações, podendo surgir outras. Cada uma pode sim, neste momento, mostrar suas habilidades políticas, seus projetos ou interesses. Lá na frente, no momento que o arbitro verdadeiramente declarar iniciada a partida, alguns jogadores podem escolher por não entrar em campo.
A campanha é como se fosse o futebol baiano. Será um BA x VI. Ganha um time ou outro. Se uma das equipes resolver lançar mais de um time, favorecerá quem ficar com apenas um. A não ser que ambas as equipes resolvam participar com mais de um time para disputar o campeonato. Aí o resultado será imprevisível.
Finalizando, externo meu posicionamento, dizendo que só a UNIÃO trará A VITÓRIA e o troféu será levantado pela torcida daquele time. QUE VENHA 2024!
Por:
Ailton Cezarino*
Itiruçu/BA, junho de 2023.
*Ailton Cezarino, advogado, especialista em Direito Eleitoral e em Gestão Pública, ex-prefeito de Itiruçu-BA.