O serviço de demolição do prédio em ruínas da antiga Escola de Menores, no bairro Mandacaru em Jequié, foi iniciado nesta terça-feira, dia 05 de abril. Em seu lugar, o governo do Estado irá construir a Policlínica do Consórcio de Saúde dos Territórios de Identidade do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá .
Esta primeira etapa da obra depende da operação de homens e máquinas: são duas caçambas, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica usada na derrubada do prédio e na retirada dos entulhos que serão usados para terraplanagem. De acordo com o engenheiro Antônio Carlos, da empresa San Juan Engenharia, responsável pela execução das obras, a previsão é de que ainda neste mês de abril sejam iniciados os serviços de terraplanagem, estruturação do canteiro de obra e fundação.
A empresa San Juan Engenharia foi vencedora no processo de licitação realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder, para a construção da Policlínica na área da antiga Escola de Menores, na Avenida Otávio Mangabeira, bairro Mandacaru, em uma área de 14 mil m². A estrutura física ocupará uma área de 3,5 mil m². O projeto prevê o investimento de R$ 12,3 milhões com execução no prazo de 10 meses. Nessa nova estrutura, a população vai poder contar com a oferta de até 13 especialidades, 32 serviços de apoio diagnóstico, equipamentos laboratoriais avançados, como tomógrafo, ressonância magnética, mamógrafo, além de pequenas cirurgias.
A estimativa da empresa é de que seja necessário contratar mais de 150 pessoas para a execução do trabalho, o que já começa a gerar impacto positivo no município com a geração de empregos diretos e indiretos. As Policlínicas terão consultas de várias especialidades médicas como: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, podendo ampliar o atendimento para Pneumologia, Reumatologia, Hematologia e Dermatologia. Nos próximos dias, a prefeita Tânia Britto deve receber a visita do governador do Estado, Rui Costa para a assinatura da ordem de serviço.