O período das eleições é uma preocupação das alas de segurança pública na região. Os ânimos já estão aflorados pelas rivalidades que algumas campanhas levam para ruas. Os municípios de Maracás, Itiruçu, Planaltino, Lagedo do Tabocal, Nova Itarana, Irajuba, Lafaiete Coutinho e Cravolândia, reuniram-se com seus pré-candidatos a prefeitos e equipes jurídicas para uma reunião com a 93ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Maracás.
O tema abordado foi a imparcialidade institucional e a orientação acerca dos eventos políticos. “O diálogo com todos os candidatos e comitês de campanha é essencial para mitigar ocorrências policiais e conscientizar os participantes acerca da segurança da população”. Pontuou o Maj Orlins, Comandante da 93 CIPM.
Em alguns municípios, participando do resultado nas últimas eleições que fora permitido eventos, exceto nas de 2020, quando a pandemia do Covid19 impediu aglomerações, mesmo assim houveram campanhas desrespeitando o momento de saúde e realizando eventos, caso de Itiruçu, por exemplo.
O Município, por sinal, é campeão em confusões nas ruas da cidade no período noturno, fato que levou em algumas eleições, o juiz eleitoral da 37ª zona de dividir os dias de eventos por coligações, com foco total na segurança dos munícipes e adeptos aos eventos políticos. Brigas com feridos, veículos realizando perseguições a candidatos, trabalho paralelo de fiscalização na compra de votos, tudo isso tem feito parte do processo eleitoral na cidade de Itiruçu. até nos dias de sábado, nas chamadas bandeiradas na Feira Livre, houveram confusões quando puderam.
Outro ponto negativo na corrida, é a guerra jurídica entre as coligações, que bateram Record de representações de uma coligação contra outra. E em 2024 tende a piorar, pois serão basicamente três fortes candidaturas na disputa.