Informações colhidas junto ao Departamento de Comunicação do 19º BPM dão conta de que por volta das 19h30min desta quinta-feira (09), policiais militares da 4ª CIA PM, do 19º BPM, apreenderam o menor A.B.M de 17 anos, principal suspeito de ter deflagrado três tiros que vitimou o jovem Lucas Mendes dos Santos, 24 anos de idade, em Jequié.
O indivíduo foi interceptado na BA- 026, próximo a cidade de Planaltino, perímetro do município de Maracás, quando tentava escapar do cerco policial , a bordo de um veículo Punto, tomando de assalto minutos antes na BR-116.
Segundo o coordenador de operações do 19º BPM, populares teriam noticiado que por volta das 17h de ontem, quinta-feira 09, dois indivíduos a bordo de um Fiat/Pálio de cor vermelha, placa DAE 3683, teria alvejado Lucas Mendes dos Santos. Informações colhidas no local apontam que o assassino e um suposto comparsa, teriam atropelado o mototaxista Eduardo Reis Santos, de 19 anos, na Avenida Cesar Borges, em seguida tomado o sentido da BR-116, pelo anel viário.
Minutos depois, na altura do Km 6297, próximo a ladeira do mutum, os dois envolvidos teriam, em seguida, ateado fogo no pálio vermelho em que estavam e posteriormente tomando de assalto o veículo Punto Branco, placa OUX 6297, pertencente a uma professora de Jaguaquara, identificada por Milena, veículo que veio a capotar , quando tentava fugir do bloqueio policial na BA-026.
O Comandante do Batalhão, Major Ricardo Santana, elogiou o desempenho dos policiais militares envolvidos no bloqueio policial que culminou na detenção do envolvido na morte de Lucas e afirmou ainda que o envolvido e a arma encontrada foi entregue na 9ª Coorpin em Jequié.