As primeiras 376 mil doses das vacinas contra a Covid-19 que foram disponibilizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab – no último dia 19 para os 417 municípios baianos, de acordo com o Acompanhamento da Cobertura Vacinal Covid-19, cinco cidades baianas ainda não haviam aplicado nenhuma dose do imunizante. Mas os secretários municipais rebatem e apostam em uma incompatibilidade junto ao sistema estadual.
De acordo com o site disponibilizado pelo estado, cinco cidades receberam doses do imunizante, mas não constavam no sistema: Belo Campo teria recebido 142 doses na primeira etapa; Firmino Alves (28 doses); Itarantim (142 doses); Planaltino (42 doses); e Rafael Jambeiro (144 doses).
A reportagem do Itiruçu Online entrou em contato com o Secretário de Saúde do município de Planaltino, Fagner Machado, para entender o motivo pelo qual o município não havia atualizado no sistema da Sesab o inicio da imunização. De acordo com ele, Planaltino iniciou a vacinação e foi lançado no sistema, mas por questões de atualizações, quando se pesquisam informações no banco de dados em um momento pode não constar, mas logo depois aparece, sendo uma questão técnica. Ainda segundo as informações obtidas pelo IO, assim que recebidas as doses o processo de imunização do público alvo seguindo o protocolo foi iniciado. No total, 85 doses foram recebidas.
Siga o ITIRUÇU ONLINE nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo em nosso Canal no YouTube. INSTAGRAM – FACEBOOK – TWITTER – YOUTUBE.