O governador Rui Costa (PT), pré-candidato à reeleição, segue em turnê com a caravana do Programa de Governo Participativo (PGP) pelo estado. No último final de semana Jequié sediou o evento nas dependências do Centro de Evangelização e Unidade (CEU), com representações políticas e comunitárias de municípios dos territórios de identidade do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá. A correria dos pré-candidatos nos município serve de termômetro para avaliar o favoritismo dos que buscam reeleição e dos novos que galgam espaço na política. Para corrida ao Palácio de Ondina, tanto Rui Costa quando Zé Ronaldo, principais candidatos na preferência do eleitorado, acirram à disputa pelos votos dos baianos.
Já para vagas no Legislativo Baiano e para a Câmara Federal, parece que será mais acirrada a disputa pelo voto. Em jogo já estão os atuais deputados que lutam para garantir reeleição e mostrar ao eleitorado que contribuíram com avanços nos municípios que representam. Os novos nomes surgem com força afiançada numa vontade de mudança e renovação da política, saturada por velhas praticas eleitoreiras dos caciques atuais.
Durante o Programa de Governo Participativo realizado em Jequié, alguns nomes despontaram ao menos na receptividade dentre os aliados e simpatizantes de Rui Costa. Assim que o governador Rui Costa anunciava os nomes dos deputados e dos pré-candidatos, o público respondia com receptividade. Zé Cocá foi um dos mais aplaudidos no evento partidário do governador, tendo o nome gritado pelos simpatizantes e apoiadores quando amuniciado pelo governador petista. Outro nome que foi notada uma boa aceitação foi do professor Roberto Gondim, que busca uma vaga na Assembleia nas eleições deste ano. Antonio Brito, pelo termômetro dos eventos na cidade, é o preferido na corrida a Câmara federal e, é claro, se depender de Jequié, estará mais uma vez com mandato renovado.