Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Pela sexta vez, Messi é eleito melhor jogador do mundo

Pela sexta vez, o mundo está aos pés de Lionel Messi. O craque do Barcelona superou Virgil van Dijk, do Liverpool, e Cristiano Ronaldo, da Juventus, e conquistou o prêmio “Fifa The Best” de melhor jogador do mundo da temporada 2018/19. O camisa 10 argentino agora é o maior vencedor da premiação no futebol masculino, com seis troféus, uma a mais que CR7. Ele iguala Marta, que também tem seis conquistas no feminino. Embora não tenha conquistado a Liga dos Campeões da Europa, Lionel Messi se credenciou ao prêmio com números expressivos. Ninguém na última temporada fez tantos gols ou participou de tantos gols quanto ele. O argentino balançou as redes 54 vezes em 56 jogos e ainda deu 19 assistências por Barcelona e Argentina no período.

– Na verdade, eu sempre digo que o prêmio individual é secundário, o mais importante é o coletivo. Mas hoje é especial para mim, tive a oportunidade de estar ao lado da minha mulher e de dois dos meus três filhos. O Thiago já veio aqui, mas era muito pequeno, hoje vê-los ali não tem preço. São dois apaixonados por futebol, e estão adorando ver tantos jogadores aqui, não sabem se pedem autógrafos, estão tímidos – disse Messi.

Messi conquistou o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e foi o Chuteira de Ouro da Europa com seus 36 gols no torneio. Na Liga dos Campeões, marcou 12 vezes e também foi o artilheiro da competição. Ele volta a ser eleito o melhor do mundo após quatro anos. O argentino esteve no topo em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e, agora, em 2019.

O camisa 10 do Barça desbancou o favorito Van Dijk, que foi eleito o melhor jogador da Europa na cerimônia organizada pela Uefa e era encarado como principal candidato a conquistar também o prêmio da Fifa. Com isso, o italiano Fabio Cannavaro, em 2006, continua como o único defensor a conquistar a honraria.

Como funcionou a votação?

A votação teve o seguinte colégio eleitoral: técnicos e capitães de todas as seleções filiadas à Fifa, um jornalista de cada país e internautas que votaram na enquete no site da Fifa. Todos só podiam escolher entre os 10 finalistas da premiação, selecionados pelo grupo de lendas da entidade.O melhor colocado em cada grupo votante recebeu 12 pontos. O segundo ficou com 10 pontos, o terceiro com oito, o quarto com sete, assim por diante. Messi foi o mais votado entre técnicos (12 pontos), capitães (12 pontos) e internautas (12 pontos), e o segundo entre os jornalistas (10 pontos). Por isso, terminou com 46 pontos.

Van Dijk foi o melhor para os jornalistas (12 pontos), o terceiro entre os técnicos (oito pontos), o segundo para os capitães (10 pontos) e o terceiro entre os internautas (oito pontos). Terminou, portanto, com 38 pontos.

Cristiano Ronaldo foi o segundo para técnicos (10 pontos) e internautas (10 pontos), e o terceiro entre capitães (oito pontos) e jornalistas (oito pontos), com um total de 36 pontos.

 — Foto: Infoesporte