Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

País recebe 2,3 milhões de remédios do kit intubação nesta quinta

Pelo menos 2,3 milhões de medicamentos do kit intubação vão ser recebidos no Brasil, na noite desta quinta-feira, 15. Os insumos foram doados pela mineradora Vale, com apoio de outras empresas, como Engie, Itaú, Unibanco, Klabin, Petrobras e Raízen. De acordo com o Ministério da Saúde, os insumos serão distribuídos imediatamente aos estados com maior escassez de medicamentos.

É o caso de São Paulo. O estado informou, na quarta-feira, 14, que os 643 hospitais da região só tinham insumos para as próximas 24h. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorintchteyn, avaliou a situação como “gravíssima”.

Em Mato Grosso do Sul, o estoque também é preocupante. O governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), foi até a sede do ministério na terça-feira, 13, para pedir insumos. Em nota, a Vale disse que os fármacos são suficientes para abastecer 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante 1 mês e meio. Importados da China e certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os remédios são sedativos, neurobloqueadores musculares e analgésicos opioides, necessários para intubar pacientes.

A Vale também afirmou que os 2,3 milhões de medicamentos são parte de um quantitativo maior, de 3,4 milhões de doses, que serão doadas pelas empresas. A organização não informou a previsão de chegada da segunda leva de insumos. “Seguimos acompanhando atentamente o agravamento da pandemia no Brasil e entendemos que é urgente uma nova mobilização das empresas agora para apoiar o governo federal na recomposição de insumos para UTIs”, afirma Eduardo Bartolomeu, presidente da Vale.