A Polícia Civil (PC) prendeu pelo menos 625 suspeitos na 14ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada nesta quinta-feira (12), em toda a Bahia. Mandados foram cumpridos em Salvador, cidades da região metropolitana e do interior do estado. Mais da metade deles abrange municípios da região sudoeste.
A operação tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade, tirando de circulação indivíduos considerados de alta periculosidade. Entre os presos, há investigados por homicídios, tráfico de drogas, estupros, e mais. No território de Jequié foram cumpridas 18 prisões e 32 buscas e apreensões. Por ora, as prisões e as buscas ocorreram nas cidades de Jequié, Jitaúna, Maracás, Jaguaquara e Manoel Vitorino.
Cidades que efetuaram prisões:
Jequié: Em Jequi 12(doze) pessoas foram presas no âmbito da Operação Unum Corpus, inclusive quatro dos presos têm envolvimento em homicídios nesta cidade.
* Ainda durante as diligências foi apreendida uma pistola .40 vinculada a prática de três homicídios.
* Importante ação ocorreu no cumprimento de um loca em Jequie l onde eram confeccionados diversos tipos de documentos falsos.
* Durante as buscas também foram apreendidas pinos de cocaína no Bairro do Curral Novo, sendo a proprietária do entorpecente autuada em flagrante delito.
* A Policia Civil de Jequié também participou de operações da PCPR para desbaratar grupo envolvido em estelionato virtual, quando foram apreendidos cerca de R$15.000,00.
Manoel Vitorino: Na cidade foi cumprido Mandado de autor de uma tentativa de feminicídio ocorrido no ano de 2014 na cidade de Itagiba, cuja sentença estabelecia uma pena de 14(quatorze) anos de reclusão.
Maracás: A equipe da Policia Civil logrou êxito em cumprir Mandado de Prisão Preventiva contra autor de homicídio.
Jitaúna: Autora de violência doméstica foi presa pela equipe da Policia Civil em virtude de cumprimento de Mandado de Prisão Preventiva. Alvos foram alcançados também fora do Estado da Bahia.
De acordo com o balanço divulgado no início da noite, as prisões são:
• 168 por crimes contra a vida;
• 173 por tráfico de drogas;
• 144 por crimes contra o patrimônio;
• 70 relacionado à violência doméstica;
• 56 por estupro;
• e 151 outros.
As forças de segurança também apreenderam 64 armas, 33 veículos e mais de R$ 188 mil em dinheiro. Além disso, nove medidas judiciais foram executadas contra internos do sistema prisional suspeitos de ordenar ações criminosas externas.