Um acidente envolvendo dois ônibus, um deles da Secretaria de Saúde/Prefeitura de Jequié utilizado no Programa Tratamento Fora Domicílio (TFD), outro da empresa “Guanabara” resultou no engavetamento com uma carreta, por volta da meia noite de domingo (7), à altura do KM 645, da BR-116, trecho popularmente conhecido como “Reta da Coalhada”.
Os dois coletivos seguiam no mesmo sentido, Jequié-Jaguaquara. O veículo do TFD de Jequié conduzia pacientes para tratamento médico nesta-segunda-feira (8), em Salvador. As pessoas feridas [quantidade não revelada] retornaram para Jequié em ambulâncias, para atendimento no Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. De acordo informações do local o ônibus de Jequié colidiu na trazeira do coletivo da “Guanabara”, ocorrendo em ato contínuo o engavetamento de um deles por uma carreta.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da ViaBahia se deslocaram para o trecho para desobstrução da via que permaneceu travada até 1h40 desta segunda (8). Não foi informado o número de pessoas feridas mas, preliminarmente, foi dado conta que as pessoas não apresentavam situação de maior gravidade por conta desse acidente.
NOTA PÚBLICA SOBRE O ACIDENTE ENVOLVENDO DIVERSOS VEÍCULOS E UM ÔNIBUS DO TFD DE JEQUIÉ NA BR-116
Na madrugada desta segunda-feira, 8, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, foi informada sobre uma colisão entre diversos veículos na BR-116, no trecho conhecido como “Reta da Coalhada”. De acordo com informações preliminares, por conta da lentidão de um caminhão pesado, formou-se uma fila de carros e, entre esses, um ônibus do Transporte Fora do Domicílio (TFD) pertencente à Prefeitura de Jequié que, em velocidade baixa, seguiu a fila de veículos, com os faróis piscando em alerta. Neste momento um caminhão que, ainda não se sabe o motivo, não freou e colidiu com a traseira do ônibus do TFD. Logo após, com o impacto, o ônibus TFD avançou e colidiu na lateral traseira de um ônibus da empresa Guanabara.
Assim que a ocorrência foi relatada à Secretaria de Saúde, secretário municipal da pasta Marlon Pereira deslocou-se imediatamente para o local do acidente, disponibilizando toda a estrutura operacional e suporte emergencial, com ambulâncias e carros de apoio até o ponto exato onde houve o acidente.
As informações preliminares dão conta que não houve vítimas fatais, todas as pessoas estavam conscientes. Cerca de 24 pessoas estavam no ônibus. 16 pacientes foram trazidas para o Hospital Geral Prado Valadares para avaliação e atendimento médico. Alguns pacientes tiveram ferimentos, como fraturas. Dos 24 passageiros, 7 seguiram para o atendimento previamente programado, pois não tiveram ferimentos.
A Secretaria de Saúde segue prestando suporte às pessoas que estão sendo atendidas no Hospital Geral Prado Valadares e assim que tiver novas informações sobre o estado de saúde desses pacientes, a nota será atualizada.