A segunda edição dos Seminários Novos Gestores da CNM recebeu, prefeitos reeleitos e os novos eleitos em todo Brasil. Palestras integram a programação dos Seminários Novos Gestores que ajudam no conhecimento sobre a qualidade das futuras gestões. Durante os dois dias de evento, gestores municipais podem conhecer um panorama geral das mais diversas áreas da administração pública.
Itiruçu presente
O prefeito eleito para os próximos 04 anos em Itiruçu, Bira Moraes (PP), viajou para participar da programação e disse que o evento “visa promover uma gestão eficiente por parte dos governantes eleitos, compartilhando conhecimento por meio de intercâmbio de informações e experiências”.
Diversas autoridades devem comparecer ao evento. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, ao parabenizar os prefeitos e as prefeitas eleitas, reforçou o comprometimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na causa municipalista.
“A CNM é uma entidade séria, o presidente Paulo Ziulkoski defende as pautas dos Municípios com muita firmeza, principalmente dos menores”, discursou. Ele avaliou que houve avanço na discussão de políticas públicas que beneficiam os Municípios e falou sobre a importância de eventos como os Novos Gestores para atualização e troca de experiências.
Além disso, Lira se comprometeu a pautar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 na Câmara, uma das pautas prioritárias da entidade. Chamada pela Confederação de PEC da Sustentabilidade, a proposta abrange diversas medidas que focam em promover mais equilíbrio econômico às contas públicas.
Mudanças na representatividade de Itiruçu.
Itiruçu agora terá como representante oficial do governo municipal o deputado federal Dal Barreto, aliado de Bira, que também ajudou o governo Lorenna, mas a gestora tinha na figura de Jorge Solla, do PT, seu representante junto ao governo federal. Solla, por sinal, montou uma terceira via nas eleições de Itiruçu num projeto partidário do PT, por opção de não continuar apoiando o candidato apresentado por Lorenna.
Os desafios de Bira Moraes
Primeiro, a gratidão aos que o defendeu diante de duas outras candidaturas que utilizaram de enxurradas de críticas, somando ambas um eleitorado maior no campo de oposição. Segundo, trabalhar para conseguir as aprovações que sua aliada e amiga, Lorenna Di Gregorio, obteve nas duas eleições que disputou. Terceiro, e talvez o mais desafiador de todos, que é, dentro de seu perfil, devolver a Itiruçu a figura de um prefeito presente na sede e zona rural e, reajustar o cenário político ao longo dos 4 anos a seu favor. Para isso, Bira conta com um grande aliado, hoje considerado um mestre em gestão pública na Bahia, que é o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
A tendência de seguir a linha de Cocá já foi vista na primeira viagem do prefeito eleito a Brasília, alinhado com o Secretário de Governo de Jequié Vagner Amparo e do novo Prefeito Eleito de Manoel Vitorino, Vinicius Costa, aliados de Zé Cocá.