Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Nova unidade do Senai no centro-sul baiano conta com investimento da Vanádio de Maracás

Desde o inicio do mês de Junho, a cidade de Maracás conta com uma nova unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria). O equipamento, localizado na Rua Major Oscar de Sá, no bairro Jiquiriça, foi  inaugurado em uma cerimônia simbólica restrita a um pequeno grupo de autoridades e convidados, em atenção aos protocolos de distanciamento social.

O evento marcou  um passo importante da parceria entre a Largo Resources | Vanádio de Maracás, a Prefeitura Municipal de Maracás e o Senai/Sesi. A unidade foi construída pela companhia, que investiu R$ 200 mil no projeto para requalificar um antigo galpão de alojamento abandonado. Após a reforma, o espaço deu lugar a ambientes voltados para o ensino profissionalizante, entre salas de aulas e laboratórios.

“Temos grande demanda por formação de mão-de-obra e expectativa de trabalho formal desde a implantação da empresa. O objetivo é ampliar a empregabilidade das pessoas da cidade para atender as demandas do mercado e não apenas da companhia”, avalia Ronaldo Souza, gerente de RH, Administração e Comunidades da Largo Resources | Vanádio de Maracás. “Esta parceria está muito alinhada com nossa atuação social, que sempre busca realizar projetos com sustentabilidade e que ampliem as oportunidades de emprego e de geração de renda”, acrescenta.

Luciano Abreu, gerente do Senai Sudoeste reforça que a proposta é oferecer formação profissional não apenas para potenciais trabalhadores do setor de mineração. “Tem uma outra vertente, que é a preocupação com a qualificação também das famílias desses trabalhadores, pensando até mesmo no empreendedorismo. Por isso, além de treinamentos específicos para o segmento da indústria, como elétrica, manutenção, soldagem e segurança, vamos oferecer oportunidades em áreas como panificação e confeitaria”, adianta.

O equipamento tem capacidade para receber até 130 alunos por dia, divididos em dois turnos, contando turmas de aulas teóricas e práticas. A expectativa é de que os cursos comecem a ser ofertados à população de Maracás a partir do segundo semestre, a depender das determinações das autoridades locais sobre a retomada das atividades presenciais na cidade.