Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Na raça, Vitória surpreende e vence o Grêmio na Arena

vito

As estatísticas faziam de um triunfo do Vitória sobre o Grêmio na Arena uma conjuntura mais do que improvável. Os baianos entraram em campo com os desafios de romper uma escrita de 34 anos sem triunfo sobre o Tricolor em solo gaúcho e dissipar os 100% de um postulante ao título dentro de seu reduto. E mandaram todas as probabilidades às favas.

Com uma pitada de polêmica com a arbitragem, o Leão surpreendeu e aplicou 2 a 1 nos gaúchos, em duelo válido pela 10ª rodada do Brasileirão, gols de Kieza e Diego Renan. Do lado gremista, Victor Ramos anotou contra, mas ficou a bronca do pênalti e expulsão duvidosos de Bressan, assinalados por Sandro Meira Ricci. Clique aqui e confira mais detalhes da partida.

Com a derrota, o Grêmio estaciona em 18 pontos e se mantém na 3ª colocação. O Vitória, por sua vez, chega a 12 pontos e ocupa a 12ª posição. O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando encara o Atlético-PR, na Arena da Baixada, pela 11ª rodada do Nacional. No mesmo dia e horário, o Leão recebe a Ponte Preta no Barradão.

A Arena até passava longe de estar lotada, mas o Grêmio tratou de fazer valer o fator local. Com mais posse de bola, o Tricolor dominou os primeiros minutos de partida e encurralou o Vitória em seu campo defensivo. Os baianos tentavam responder no contra-ataque, com cruzamentos para explorar o ponto fraco dos gremistas – em especial com sua dupla de zaga reserva. E surtiu efeito. Aos 25, Kieza aproveitou cruzamento e completou para as redes de cabeça, nas costas de Bressan.

Cinco minutos mais tarde, o zagueiro seria protagonista de lance mais do que ingrato. Dagoberto invadiu a área pela direita e desabou no gramado após dividida com o defensor. Sandro Meira Ricci não só assinalou pênalti como expulsou Bressan com o segundo amarelo. Na cobrança, Diego Renan cobrou no canto direito de Grohe. O goleiro até caiu certo, mas não alcançou. A desvantagem e a expulsão enervaram o time do Grêmio, que pouco conseguiu produzir até o apito para o intervalo.

Com um a menos, o Grêmio transformou a segunda etapa em mais uma de suas típicas batalhas dentro de campo. Desta vez, porém, não conseguiu cavocar espaço para um triunfo – ou até um empate – heroico. O Tricolor lutou. Chegou a descontar com um gol contra de Victor Ramos, num lance no mínimo curioso. Após cruzamento de Edílson, Fernando Miguel saiu de soco, mandou a bola na cabeça de seu defensor e a viu morrer nas redes. Depois, Marcelo Oliveira ainda cabeceou na trave, e o lateral-direito tentou em chutaço da direita. Sem efeito. A partir daí, o Tricolor muito lutou, mas não conseguiu sair da Arena com um valioso ponto.