A situação do abastecimento de água nos municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e Irajuba, continua com baixíssimo volume de água chegando às torneiras em virtude da escassez de água nos mananciais de onde a Embasa fazia a captação para tratamento. Os mananciais de Itiruçu/Lajedo Tabocal, Maracás e Planaltino secaram.
Nesta sexta-feira (14), o assunto voltou a ser pautado na sede da Embasa, em Salvador, desta vez em reunião com as presenças do Diretor do Interior, Dr. José Ubiratan; do Diretor de Gestão, Dr. Gervásio Carvalho; e pela Superintendente, Dra Poliana Duarte, que ouviram solicitações do advogado e ex-prefeito de Itiruçu, Dr. Aílton Cezarino, pautadas em melhorias no sistema de abastecimento de Itiruçu e Lajedo do Tabocal.
De acordo com informações ouvidas pelo Itiruçu Online, foram discutidas a gravíssima situação de abastecimento de água em Itiruçu e região, bem como as possíveis ações a serem implantadas, visando aliviar à situação que se encontram os municípios.
A Embasa acredita que uma solução definitiva para o enfrentamento na escassez de água, só será possível mediante a captação de água Rio Paraguaçu, mas por outro lado é preciso urgências nas ações, principalmente com a chegada do verão e com a expectativa de fatores climáticos como o fenômeno climático ‘El Niño’, que sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra. “Foram discutidos e ficaram confirmadas ações como perfuração de novos poços tubulares, limpeza dos atuais, reforço de abastecimento do manancial hoje existente em Lajedo, através de outro nas imediações”, disse Cezarino.
Ainda segundo as afirmativas, fazem parte das medidas: serviços de substituição de redes em alguns Bairros, além de estudo técnico para modificar e melhorar o sistema de abastecimento em operação, cujo trabalho será tratado por técnicos da Embasa/Salvador, pela Gerência Regional de Jequié e Escritório Local.
- – Outra alternativa, foi apresentada por nós, que é a captação de água da Barragem de Pedra , através do sistema que abastece Lafayete Coutinho, cuja proposta foi bem recebida pelos Diretores e ficaram de realizar estudos. Quanto ao projeto do Rio Paraguaçu, este depende muito de movimentações dos prefeitos dos municípios envolvidos, como Itiruçu, Lajedo, Maracás, Planaltino e Nova Itarana e do Consórcio do Vale Jiquiriçá, que devem lutar junto aos Governo Federal e Estadual, cobrando o andamento mais rápido desta obra. Assim, algumas providências em breve ja serão adotadas para melhorar, mas devemos estar conscientes de que o problema maior são as poucas chuvas e os baixos volumes nas barragens que temos – Comentou o ex-prefeito.