Em Itiruçu vai virar moda o sofrimento do povo ser encarado como Fake News. É assim a postura de alguns que estão obrigados a justificarem problemas que o município vive. Mas, mudar a realidade de um povo não é nada fácil, principalmente dos que moram na Zona Rural, que sofrem há anos com estradas esburacadas, poeira e lamaçal em diversos períodos do ano. Nem tudo que se escuta, é o retrato da realidade.
Na última semana moradores da Vila Pimentel enviaram ao Itiruçu Online relatos de suas estradas esburacadas e tomadas de lama, até que um morador por contra própria resolveu tomar iniciativa e melhorar a estrada. Agora é a vez do Distrito de Upabuçu pedir socorro ao Itiruçu Online para chamar à atenção da prefeitura, cansados de esperar promessas de calçamentos. O que é pior, além de aguardar promessas, nem paliativos estão tendo nas Ruas que ainda não foram calçadas no Centro do Distrito, e ainda convivem com lama e poeira em ruas que estão calçadas, isso devido ao movimento de veículo que acaba levando a lama de uma rua para outra e, desta forma, quando o clima muda, acaba se tornando poeira.
Relatos fotográficos do final de semana mostram a Rua de acesso ao Colégio Antonio Sérgio Carneiro, completamente intransitável até para animais: buracos e lama tomando conta da Rua. “Aqui em Upabuçu estamos abandonados. É falta de água e não temos a quem recorrer, Ruas escuras, falta de médico e de remédios, não temos a quem recorrer. Não temos vereador que brigue por nós, e estamos há mais de 20 anos ouvindo promessas que vão calçar nossas Ruas. Até quando seremos feitos de betas e massa de manobra? Basta se aproximar da eleição que vão começar chegar obras. Até agora só chegou placas e menos da metade de uma Praça. Peçam aí que esses políticos olhem por Upabuçu, pelo amor de Deus”, enviou o morador em relatos via Facebook ao Itiruçu Online. Os moradores cobram semanalmente melhorias para o Distrito na Rádio Comunitária de Lajedo do Tabocal, a LT FM, que chega sinal na comunidade.
Obras de Calçamento
O município aprovou um empréstimo em 2014, com indicação de calçamentos para Upabuçu, conforme divulgado à época. Os recursos foram geridos na gestão da prefeita Lorenna Di Gregório, que pavimentou a Rua do Café, Bairro Ulisses Souza e Pé na Jaca, obras que estão em andamento. Para Upabuçu a comunidade deve aguardar a liberação de um segundo empréstimo para iniciar a pavimentação, também já aprovado junto pela Câmara de vereadores a autorização para a prefeitura e o Desenbahia firmar um novo empréstimo, e assim beneficiar povoados na Zona Rural, entre Upabuçu, Feto e Vila Pimentel. Até lá, a comunidade só pede que amenizem o sofrimento.