Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Maria Quitéria mostra atuação das mulheres no espaço público

MULHER-NA-POLITICA-10

Desafios para a atuação das mulheres no espaço público: estratégias de inserção e relações de poder foi o tema exposto pela presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, e da professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, Flávia Biroli, no XI Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – ENECULT na manhã desta última  quinta-feira (13/8) no Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Em seu discurso, Maria Quitéria relatou toda a sua trajetória de vida e como despertou para a vida política. “O crescimento da participação das mulheres na política está cada vez mais evidente. Elas estão deixando de ser meras coadjuvantes de seus maridos e estão provando que são capazes de ser excelentes gestoras pública. Afinal, governar o lar e a casa, conduzir a educação dos filhos e formar parceria como marido está no dia a dia. Administrar sua própria empresa. Essas vivências podem somar muito, principalmente quando associada ao potencial intuitivo. Muitas começam na militância política na vereança e, aos poucos, ascendendo através da ocupação dos cargos superiores”, afirmou Quitéria em sua apresentação.

MULHER-NA-POLITICA-38

Para ela, as mulheres, a maioria das vezes, têm o melhor diagnóstico sobre os dramas das escolas, as dificuldades de assistência médica nos postos de saúde, a falta de recreação infantil, a inexistência de creches e o que ocorre nas comunidades. Seus encargos são incomparavelmente maiores do que o dos homens. As que trabalham, principalmente, têm que dar expediente no emprego e depois chegam em casa com mais atividades domésticas.

Entre as debatedoras estavam presentes Sonia Jay Wright (NEIM), a deputada estadual Neusa Cadore, Mary Castro e Olívia Santana (Secretária Estadual de Políticas para Mulheres).

O ENECULT é reconhecido como o maior encontro de estudos em cultura do país. Este ano, com o objetivo de qualificar o espaço de interação entre os pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que participam do evento, a programação traz novidades. Além das tradicionais apresentações de artigos, também serão realizados simpósios, minicursos, relatos de experiências e encontro de redes. UPB, é a fonte.