Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Maracás recebe 11ª Caravana da Justiça Social do ano

Nesta   sexta-feira (6), o município de Maracás, situado na região do Vale do Jiquiriçá, receberá a 11ª edição da Caravana da Justiça Social do ano. O projeto itinerante, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), acontecerá a partir das 9h, no Instituto de Educação, no Centro da cidade, e oferecerá à população diversos serviços gratuitos, nas áreas de direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde, documentação civil básica, assistência social e jurídica, entre outros.

O mutirão prevê, gratuitamente, a emissão de documentação pessoal, como RG, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento e Casamento; cadastro no Programa Identidade Jovem (ID Jovem); solicitação e entrega de carteiras do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; atendimento do Bolsa Família e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializado (CREAS); orientações e assistência jurídica; atendimento ao consumidor pelo Procon; serviços de saúde e exames de DNA para o reconhecimento de paternidade, além de atividades de lazer, culturais e esportivas para crianças.

A Caravana também terá mobilizações do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-BA) e do Hemoba, apresentação do Fecriança, realização do Diálogos com a Juventude para os jovens locais, assessoramento e capacitação técnica da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Sudef/SJDHDS), da Coordenação de Proteção a Criança e ao Adolescente (CPCA/SJDHDS) e da Superintendência de Assistência Social (SAS/SJDHDS) aos profissionais do Sistema Único da Assistência (SUAS).

A ação conta com a participação da Prefeitura Municipal, Ministério Público (MP-BA), Defensoria Pública (DPU-BA), Tribunal de Justiça do Estado, Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Associação e Fórum de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares e de outras secretarias estaduais, a exemplo da Secretaria de Administração (Saeb), Segurança Pública (SSP), Desenvolvimento Rural (SDR), Planejamento (Seplan), Educação (Sec), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Saúde (Sesab).

Serviços de cidadania
Iniciada em 2016, a Caravana da Justiça Social surgiu do Mutirão Social do Programa Pacto pela Vida, criado, inicialmente, para prestação de serviços básicos a comunidades carentes de Salvador e Feira de Santana. Só este ano, o projeto já passou pelos municípios de Prado, Salvador, Candeias, Senhor do Bonfim, Valéria, São Sebastião do Passé, Entre Rios, Jussari, Dias d’Ávila e Catu. No ano passado, foram realizadas dez Caravanas em nove Territórios de Identidade e mais de 3 mil quilômetros percorridos, beneficiando mais de 16 mil pessoas em todo o Estado.

Serviço
O quê: Caravana da Justiça Social em Maracás
Quando: Sexta-feira, 6 de outubro, de 9h às 15h
Onde: Instituto de Educação de Maracás – Centro
Quanto: Gratuito