Enquanto as cidades da região já definiram os nomes para concorre as eleições municipais deste ano, a cidade de Maracás parece que terá uma das candidaturas decididas na justiça. A chapa até então confirmada é do empresário Soya do PDT, que definirá o vice em sua convenção e a candidatura do atual prefeito Paulo dos Anjos, pelo PSL. Serão 03 candidaturas.
No último dia 26-07, foi realizada a primeira convenção partidária para as eleições municipais deste ano, a convenção do PT (Partido dos Trabalhadores), definindo que o PT teria como candidato, escolhido em votação entre filiados, o vereador Dico de Edmundo (PT). O evento aconteceu na sede do partido. Dico de Edmundo exerce o segundo mandato na cidade.
Mas, nem tudo está tranquilo para a chapa petista, que deve agora recorrer à justiça para garantir o nome do vereador como candidato do partido. Ocorre que, de acordo informações obtidas pelo Blog Itiruçu Online, sob a influencia do ex-prefeito Nelson Portela, o partido mudou a orientação local e até a diretoria subiu na ação da ditatura e destituíram a comissão da cidade, dando ao ex-prefeito plenos poderes de decisão e à condição de ele (ex-prefeito Nelson) comandar o nome do PT nas eleições. A maior reclamação dos filiados é que o ex-prefeito ocupa cargo de influencia junto ao governo da Bahia e até o momento não chegou a Maracás grandes obras, como a sede da esperada policlínica, que será construída em Jequié.
O presidente do PT, que somo 32 anos seguindo o Partido dos Trabalhadores, e já acionou na justiça para ter o direito constitucional , inclusive de reger o que decidiu seus filiados e assim assegurar o nome do vereador Dico de Edmundo como prefeituravél.
Ocorre que, como o atual prefeito Paulo dos Anjos deseja concorrer à reeleição, o ex-prefeito Nelson Portela, que ocupa o cargo de Coordenador dos Consórcios Públicos na Bahia, também, segundo o informado, tem o desejo de retornar à prefeitura e, como o seu partido, o PT, não reza sua cartilha, ele ( Nelson) resolveu usar de sua influencia e garantir sua voz nas eleições municipais.