MARIA EDNA SOUZA, popularmente conhecida por Maria de Gerson, faleceu na tarde desta segunda-feira (10). Maria habitava na Rua Presidente Vargas, centro de Itiruçu. Na cidade sempre foi ativa nos meios sociais e políticos pela irreverência de opinar em assuntos diversos sem medo de atitudes adversas. Respirava coragem e boa vontade com os amigos.
O Itiruçu Online, site que era sempre visitado por Maria de Gerson e conservava dela opiniões e sugestões de pautas, agora sentimos triste pela ausência que será sempre sentida entre os amigos.
Nas redes sociais do Itiruçu Online e demais, a solidariedade e o reconhecimento são colocados por familiares e amigos, demostrando solidariedade.
—Se tinha uma coisa marcante em Maria de Gerson, era a sua autenticidade. Ela sempre bateu de frente em busca da verdade e disso, ela não abria mão. Mulher de discurso fácil, de sorriso leve, de personalidade forte e de alma boa. Sempre fez questão de marcar a sua posição política e se algo no seu ponto de vista estava errado, ela fazia questão de falar cara a cara e fazia isso muito bem também nas redes sociais numa linguagem fácil e verdadeira. Assim era Maria de Gerson! Sempre falei com orgulho que tive a honra de aprender um pouco da alfabetização quando ela ainda ensinava em um casarão entre a casa de Alto e a casa de Licinho Pires (no início da Rua da Lancha), não me lembro a quem pertencia esse casarão na época, mas era lá que eu a encontrava. Comigo, um lápis, um caderno, uma tabuada e muita vontade de aprender e confesso que aprendi. Obrigado professora! As ruas da Boa Terra ficarão vazias com a sua partida, mas na lembrança, uma mulher forte, bonita, elegante, vistosa na sua calça jeans, com a sua bolsa sustentada pelo ombro e um sorriso tão particular. Que você Maria de Gerson descanse em paz—
Assim se solidarizou o repórter e colunista do Itiruçu Online, Joselito Fróes.