Moradores da Comunidade do Peixe, Zona Rural de Lajedo do Tabocal, relataram insatisfação ao Itiruçu Online devido a retirada das arvores de eucaliptos que fazia sombra no campo de futebol da comunidade. A retirada, segundo moradores, teria sido feita sem consentimento da comunidade, já que as arvores foram plantadas por populares e não pelo município em 2005.
“Foi uma surpresa para nós quando chegamos no local e as arvores que havíamos plantado para proteger nosso campo foram retiradas de forma desrespeitosa pela prefeitura. Eles não plantaram nada, não nos ajudaram em nada e a única coisa que a própria comunidade faz, chegam aqui e destrói. São anos de descasos com nosso esporte”, relata um morador.
Procurados pela reportagem do Itiruçu Online, a prefeitura disse que a retirada das árvores do eucalipto foi feita mediante parecer técnico de um engenheiro ambiental, devido a uma escola construída próxima e uma quadra. Ainda de acordo com o município, a retirada das árvores foram necessárias para evitar danos nas obras. Devido as obras mencionadas, o local foi escavado e as árvores ficaram vulneráveis a serem derrubadas e caírem sobre a escola com fortes chuvas, ventos e raios. Foi informado ao Itiruçu Online que a prefeitura irá arborizar o campo com o plantio de Ipês, árvore que agrega uma raiz mais profunda e sem riscos de danos no futuro.