O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) enviou, nesta quarta-feira (28), a prévia do Censo 2022 ao Tribunal de Contas da União (TCU). Com base nos dados, o órgão vai definir os quantitativos de recursos do Fundo de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM). A Bahia continua sendo o quarto estado mais populoso do país, com 14.659.023 habitantes.
Alguns municípios estão convivendo com a saga de continuar perdendo habitantes e ficando menor em número de munícipes. É o caso de Lagedo do Tabocal, que em relação à estimativa apresentada pelo instituto, teve uma queda na sua população de 8.591 para 7.486 habitantes, uma queda de 1.105 moradores.
Falta de Emprego
Independente da crise que se estabelece em nosso país, as pequenas cidades do interior lutam com alguns problemas. A falta de Emprego e de políticas públicas de desenvolvimento. Falta de opção de emprego, na qual, obriga seus jovens, país, entre outros a saírem da cidade. Indo para os grandes centros urbanos, as capitais, onde muita das vezes em vez de conseguirem seu emprego digno acabam a passando dificuldades até parta retornarem. A queda de população prejudica o recebimento de recursos como impostos, entre outros para sua própria sustentabilidade e seu próprio crescimento.