Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Jovens de Lagedo não estão entre desaparecidos em São Sebastião; cidade está sem comunicação

É natural em momentos de inquietações devido as notícias sobre incidentes, que familiares busquem meios para tentar encontrar boas notícias sobre parentes e amigos em meio a acontecimentos catastróficos. É a situação que ocorre neste momento no interior da São Paulo, onde diversas pessoas estão desalojadas e outras já perderam a vida. A intenção é sempre ajudar.

Foi o que aconteceu com os jovens de Lagedo do Tabocal, que MORAM na cidade de SÃO SEBASTIÃO. Familiares que moram em Lagedo do Tabocal e não tiveram mais noticias de ambos, buscaram compartilhar fotos e pedirem ajudas nas redes sociais. No entanto, após as Imagens chegarem ao Itiruçu Online, a repercussão foi imediata e logo o Blog conseguiu obter informações sobre a situação. De acordo com familiares, a situação na cidade é caótica, o que dificulta a comunicação por conta da falta de energia, mas os jovens não estão com status de desaparecidos. Kauan e Samuel, segundo informações ao Blog,  estão bem!

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais,

Sobre as chuvas na cidade

O governo de São Paulo publicou um decreto que coloca as cidades de Bertioga e São Sebastião , no litoral de São Paulo, em estado de calamidade pública. As cidades foram as  mais castigadas pelo temporal de mais de 16h que atingiu a Baixada Santista. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no domingo (19), e vale por 180 dias.  Em Bertioga choveu o equivalente a 683 milímetros, enquanto média histórica para o mês de fevereiro é de 347 mm, segundo o Instituto Climatempo.

Ao menos 36 pessoas morreram vítimas das fortes chuvas entre a noite de sábado, 18, e a madrugada deste domingo, 19. As cidades do litoral norte foram as mais atingidas. Somente em São Sebastião são 35 mortes confirmadas. Até a noite deste domingo, 228 pessoas estão desalojadas e 338, desabrigadas. Os números são da manhã desta segunda-feira, dia 20.

O temporal inundou casas, interditou rodovias e provocou deslizamentos em Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. A Defesa Civil decretou estado de calamidade pública após mais de 600 milímetros de chuva em 24 horas.

Há previsão de novas chuvas?

A Defesa Civil de São Paulo alerta todo o litoral paulista que há previsão para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões. Diante deste cenário, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois pode haver risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.

Estou com dificuldade para falar com amigos e familiares. O que devo fazer?

Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193, mas é possível que você tenha dificuldades para contactar parentes ou amigos. As operadoras Tim e Vivo estão com problemas nas redes. As duas concessionárias de energia que atuam na região também buscam a normalização do fornecimento aos clientes que estavam sem luz.