O saudoso Magalhães Pinto já ensinava lá atrás que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou”. A frase combina com o atual cenário político no município de Jequié nos últimos dias.
O certo é que, após o anúncio da intenção da candidatura de Reginaldo Barros a política ganhou as redes sociais com a participação dos simpatizantes e adversários políticos de Barros. O clima esquentou na cidade sol.
De acordo com o pré-candidato Reginaldo Barros, em contato com o Blog Itiruçu Online, sua candidatura representará a coligação de uma Jequié forte, movida pela união de todos. Ainda de acordo com Barros, a intenção é unir o atual grupo político em torno de um nome que apareça melhor nas intenções de votos, através de pesquisas. Enquanto isso, ele diz trabalhar buscando o apoio e conversa com o grupo de vereadores intitulados de G9, da ala de oposição, como bem mostra a foto acima.
A oposição de Jequié articula o nome que galgará a prefeitura, mas avisa que o vice da chapa está definido: será o vereador Pé Roxo, por aclamação dos opositores diplomados políticos. Os nomes que estão na disputa pela cabeça da chapa inclui o nome do atual vice-prefeito Sérgio da Gameleira, eleito ao lado de Tânia Brito em 2012; Fernando e Reinaldo. Informações de bastidores dão conta que Fernando não abrirá mão do projeto do partido verde na corrida pela cadeira do executivo municipal, integrando ao projeto aliado do deputado Antonio Brito. Acontecendo tais citações, a disputa pode ocorrer entre Sérgio da Gameleira e Reginaldo Barros, que não descarta galgar a prefeitura pela oposição. O grupo do falado G9 buscará adesão ao projeto de oposição de Celso do PC do B, podendo disputar o nome da chapa com base em pesquisas.
Vale uma observação sobre o nome de Reginaldo Barros quando citado como possível candidato de oposição, é que de acordo com ele (Reginaldo), ocorrerá somente no caso da situação preferir disputar a eleição com o nome de Eduardo Barbosa, estando o nome dele melhor nas pesquisas. Reginaldo diz que não teria outro caminho. Para ele são três opções de candidatura: a união de todos os possíveis, sair pelo PP ou apoiado pelo G9.
Carta queimada no baralho, o deputado Euclides Fernandes nem aparece como opção entre os opositores e até mesmo aliados de Tânia Brito e Roberto Brito. Para quem não lembra, Euclides disputou a prefeitura contra Tânia Brito sofrendo uma derrota humilhante nas urnas. Mesmo assim o deputado estadual terá uma participação decisiva nas eleições, assim como o deputado federal Roberto Brito, detentor da maior votação nas últimas eleições. Enquanto a vida segue, é bom olhar para as nuvens política da cidade sol, que de quente, esfria e muda rapidamente…