O Distrito de Barra Avenida, uma comunidade antiga situada no território de Jequié e que divisa com o município de Jitaúna, no Médio Rio de Contas, tornou-se o centro das atenções devido a possibilidade de a localidade passar a ser oficialmente parte de Jitaúna. Inclusive, já tramita nas comissões da Assembleia Legislativa o PL, de autoria do deputado Osni Cardoso, tendo como justificava ter sido fruto de um acordo entre os prefeitos de Jequié, Zé Cocá e de Jitaúna, Patrik Lopes.
A discussão vem de longas datas pelo fato de grande parte da população do distrito ser atendida no município de Jitaúna, nas áreas de saúde, educação, segurança, comércio e laser. A maioria do eleitorado votante também se destina ao município de Jitaúna. O parecer nas comissões da ALBA, inclusive, recebeu o voto contrário do deputado Euclides Fernandes (PT), que reside em Jequié.
O Projeto vai se aprovado? Ainda existe o acordo entre os prefeitos?
Questionado pelo Itiruçu Online, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, confirmou que havia uma conversa, porém, assegura que, mediante aos investimentos que sua gestão tem destinado a Barra Avenida, não há mais o interesse de Jequié ceder o território ao município de Jitaúna. Ainda segundo Zé Cocá, é um desejo da própria comunidade continuar pertencendo à Jequié. Jitaúna teria se prontificado a realizar obras e cuidar da comunidade, mas não cumpriu.
Mantivemos contato com o prefeito de Jitaúna, Patrick Lopes (PDT), até então sem resposta. O posicionamento do gestor Jitaunense, em recentes entrevistas, era manter as pretensões de analisar juridicamente, a possibilidade do distrito de Barra Avenida, passar para Jitaúna.
Patrick havia justificado que a prefeitura teve reduzido o seu quociente de arrecadação, por conta da redução de cerca de 200 habitantes, de acordo o Censo do IBGE. No entanto, a população do distrito de Barra Avenida, que fica a uma distância de cerca de 800m do centro urbano de Jitaúna, é assistida em aproximadamente 90% pela Prefeitura de Jitaúna, nos serviços públicos de saúde e educação, principalmente.