Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Jaguaquara: Secretaria de saúde diz que não houve casos confirmados de microcefalias pelo vírus zika

12745542_535769079928015_7894014736043072112_n

A secretaria de saúde do município de Jaguaquara se manifestou sobre a divulgação no telejornal da TV Sudoeste, afiliada à Rede Globo, que incluiu o nome da cidade na relação dos municípios com casos de microcefalias causadas pelo vírus da zika. De acordo com as informações divulgadas, o município teria três casos confirmados da doença oriunda do vírus zika, o que foi rechaçado pela secretaria de saúde.

Confira a nota do município:

Segundo as referências da Organização Mundial de Saúde, todos os Recém Nascidos Vivos a termo com perímetro cefálico menor ou igual a 32cm deverá ser notificado como CASO SUSPEITO de microcefalia, porém o caso só é CONFIRMADO com a possível associação da infecção pelo Vírus Zika, quando o mesmo é identificado em amostras laboratoriais do recém nascido e da mãe durante a gestação, ou ainda por método de imagem (Ultrassonografia obstétrica), durante o período gestacional , no entanto, nos recém nascidos com suspeita de microcefalia faz-se a Ultrassonografia Transfontanela um dos exames detectáveis.  Vale ressaltar que a microcefalia está associada ao vírus Zika e a outras infecções/doenças. A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaquara informa que foram notificados 03 CASOS SUSPEITOS de microcefalia na Casa de Saúde e Maternidade Maria José Souza Santos, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Logo após o conhecimento dos casos a SMS vem tomando todas as providências cabíveis, assistindo, assegurando e acompanhando os recém-nascidos suspeitos, através de consultas já realizadas com o pediatra e equipe de enfermagem e agendado a Ultrassonografia Transfontanela. Após realização dos exames e nova avaliação dos profissionais de saúde, será confirmado ou descartado os casos. Lembramos que toda a população deverá combater o mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da Dengue, Chikungunya e Zika, essa luta é de todos nós. Na foto acima, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Jaguaquara assina a nota.

Prefeitura Municipal de Jaguaquara.


error: Conteúdo protegido !!