Liderando o crescimento de novos casos da Covid-19 na Bahia, com índice diário acima de 266%, a cidade de Jaguaquara confirmou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. Trata-se de um homem de 68 anos de idade que estava internado no Hospital de Itabuna. Popular na cidade de Jaguaquara, era conhecido por Lourinho, ex-funcionário da cesta do povo. Lourinho era de idade e possuía comorbidades. Estava internado há algum tempo. A esposa que também contraiu a doença e segue internada em decorrência do agravamento.
A equipe médica da Unidade Básica de Saúde do Bairro ao ser notificada pela família, realizou a visita domiciliar identificando a necessidade de conduzi-lo ao Hospital Municipal, quando no dia primeiro de Julho foi atendido e diagnosticado após realização de teste rápido, como portador de COVID 19.
Diante do quadro apresentado o paciente foi transferido para uma Unidade de Referência ao COVID na cidade de Itabuna no dia 02 de julho. O fato de já possuir outras comorbidades influenciou de maneira significativa para a falta de progresso no tratamento, levando-o ao óbito.
O município de Jaguaquara notificou ainda nesta quinta-feira, 478 casos positivos para Coronavírus, seguindo com 270 ativos e 208 recuperados, de acordo com o último boletim publicado pela Secretaria.
A equipe continua incentivando as medidas de prevenção e recomenda a todos que tenham responsabilidade com as orientações que estão sendo passadas pelos órgãos de saúde em todo o mundo.
Saiam de casa apenas em extrema necessidade. Quando precisarem sair, utilizem mascaras e não esqueçam de manter a higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel.