Logo após as fortes chuvas que atingiram o município de Jaguaquara na última semana, a prefeitura local iniciou o trabalho de limpeza do Rio Casca, mesmo não havendo tempo para evitar o desabrimento de famílias e destruição de casas.
A limpeza do canal do Rio ainda é realizada segue sendo realizada com auxilio de uma retroescavadeira hidráulica solicitada através do Consórcio Vale do Jiquiriçá (CVJ). De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Prefeito de Lafaiete Coutinho e Presidente do CVJ, Zé Cocá, assegurou ao Prefeito Juliano Martinelli que a máquina só sairá de Jaguaquara após realização de limpeza de todo o canal do rio, tanto na Rua da Lagoa e Baixa da Fartura, quanto no Bairro Casca.
Ainda de acordo com as informações obtidas, a Prefeitura de Jaguaquara agora tentará conscientizar a população para que evite jogar lixo no leito do rio e nos bueiros, pois o acumulo de lixo no leito do rio é um grave problema em tempos de fortes chuvas e de enchentes.
A TV Sudoeste, afiliada a Rede Bahia, da TV Globo, esteve realizando a cobertura das fortes chuvas ocorridas em Jaguaquara. A repórter Mayara Magalhães percorreu os bairros antigos pelas chuvas e a cobertura foi exibida nos principais telejornais da emissora.
A TV Sudoeste mostrou o drama de famílias que perderam tudo ou quase tudo por conta das enchentes e destacou a atuação da Prefeitura Municipal através da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social, que acompanha as famílias afetadas pelas chuvas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, continua visitando, cadastrando e atendendo famílias atingidas pelas chuvas e pela seca no município.
No domingo, dia 10, a equipe do Social esteve no Assentamento Santa Domenica, próximo ao Povoado Alto da Serra. A 1ª Dama e Secretária do Social, Geisa Martinelli, mais uma vez coordenou e acompanhou os trabalhos. Na visita, além de cadastradas, famílias em dificuldades pelos extremos apresentados no município (seca e chuva), receberam cestas básicas e orientações prestadas pela equipe da secretaria. Ainda segundo a assessoria de comunicação, o trabalho de visita, cadastros e distribuição de donativos, acontecerá em todas as localidades do município, até que todas as famílias em estado de emergência sejam atendidas.