Em sessão realizada nesta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de Itiruçu aprovou o Projeto de Lei 001/2021, estabelecendo igrejas, templos religiosos de qualquer culto e comunidades missionárias como atividade essencial.
O projeto foi apresentado depois que, para diminuir os casos de covid e a necessidade de evitar que muitas pessoas sejam contaminadas ao mesmo tempo, o Governo do Estado decretou o funcionamento regulado de atividades não essenciais. Depois de ter passado por duas comissões, o Projeto de Lei agora será encaminhado para sanção da prefeita Lorenna Di Gregorio.
De autoria do vereador Jó de Jú (PSD), o PL ganhou discussão quando a cidade tinha o maior número de casos ativos e nesse mesmo período registrou o maior número de mortes pelo coronavírus, chegando a hoje, dia 24/05, a soma de 20 óbitos.
Com a aprovação da Lei que autoriza os templos como serviços essenciais, restou apenas para bares e atividades esportivas como proibições, ou seja, não existem mais nada que possa ser feito para diminuir aglomerados de pessoas, ressaltado que academias estão em pleno funcionamento como atividade de saúde.
No Estado o número de casos e as vagas de leitos em hospitais estão no limite.