Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Pela falta de água, ex-prefeito Aílton Cezarino pede coalização de políticos para viabilizar projetos alternativos

Bomba sobre a Lama no segundo açude da Barragem do Baixão.

Há alguns anos Itiruçu e Lajedo do Tabocal passou a conviver com notas da embasa pedindo que economizem água em virtude do colapso no abastecimento. Entre as notas, o grande problema é que assim que as chuvas enche o manancial dorme para as questões pelo comodismo de ter uma barragem cheia. Capta toda água por alguns meses e o manancial volta a secar e todo dilema é retomado. Por algumas vezes a água foi captada de outro manancial, mas por falta de entendimento com a empresa, a captação era suspendida da Barragem Tourinho de Abreu, situada na cidade de Lajedo do Tabocal.

Desde a primeira vez que secou o manancial, apenas uma única vez e,  por ação do Convale,  foi iniciada  uma limpeza, que não foi feita nem 15% do esperado, cessando todo o serviço após chover forte e encher a Barragem do Baixão. Foram perfurados poços tubulares, mesmo assim insuficientes para o abastecimento. Em 2018 mais dois poços foram perfurados e com vazão agradada, mas ainda não estão em operação por questão de organização de gestão.

Nesta quinta-feira (11), o assunto foi à pauta do Programa Giro Total na Itiruçu FM (das 12h00 às 13h30), com a participação do advogado e ex-prefeito de Itiruçu, Dr. Aílton Cezarino, que conclamou o apoio de todos os políticos eleitos na cidade para angariar recursos por meios de emendas para custear projetos alternativos que solucionem a falta de água na cidade. Apesar de deixar claro que o problema da falta de água não é dos políticos, e sim pela seca prolongada, o ex-gestor conclamou os políticos eleitos e os gestores de Itiruçu, Lajedo, Maracás, Nova Itarana e Planaltino para lutar por projetos viáveis. Para Cezarino, se tratando de Itiruçu, a atual prefeita Dra. Lorenna poderia assumir o protagonismo das ações e unir todos os eleitos numa mesa e pedirem empenho.

Confira no áudio abaixo a íntegra da entrevista:

Informativo da Embasa

Com o agravamento da estiagem na região dos municípios de Lajedo do Tabocal e Itiruçu, o abastecimento de água destas cidades e seus povoados atendidos pela Embasa, passou a ser executado por manobras com redução da oferta em cerca de 30%. Com os mananciais de superfície bastante comprometidos em termos de produção de água, a Embasa vem recorrendo a perfuração de poços profundos desde o ano passado para garantir o abastecimento. Recentemente foram perfurados 2 (dois), que encontra-se fase de teste de vazão para posterior montagem dos equipamentos.

A previsão para conclusão dos serviços é até 20/10/2018, podendo ocorrer antes e a normalização do abastecimento em 30 dias.

Informamos ainda que no momento o abastecimento foi interrompido devido a um rompimento na adutora de água bruta, no qual será corrigido ainda hoje 11/10.

Maiores informações no Escritório Local de Itiruçu.