Um grupo de pessoas de Itiruçu iniciou uma mobilização para coletar assinaturas contra o fechamento da comarca da cidade, que até então, não havia tido movimento popular contra o fechamento da comarca, apenas tentativa política, que não surtiu, evidentemente, respostas positivas, pois o Tribunal de Justiça manteve Itiruçu na lista das comarcas que fecharam as portas.
Para não tornar Itiruçu uma cidade do “Já Teve”, o grupo se uniu para acordar as pessoas a tomarem sentido dos serviços que deixarão de serem prestados na cidade pela comarca: um prejuízo grande aos municípios de Itiruçu, Lafaiete Coutinho e Lajedo do Tabocal.
O movimento cresceu e agora precisa de sua ajuda para ganhar ainda mais musculatura. Moradores de Itiruçu, Lajedo do Tabocal precisam assinar contra o fechamento da comarca das cidades, basta procurar os pontos de assinatura de cada município e aderir ao movimento. Pontos como rádios comunitárias, serviços se som, escolas, e voluntários estão nas ruas buscando assinaturas.