Por três dias as comunidades de Vitória e o Distrito de Upabuçu ficaram sem acesso a sede do município. Desde a última segunda-feira (20) que moradores reclamaram de um lamaçal na via que liga as comunidades à sede do município devido às chuvas que caíram durante a semana. Ocorreu que, na última semana a prefeitura havia realizado um serviço de patrolamento e acabou deixando a estrada com excesso de terra, que com as chuvas acabou aumentada a quantidade de lama nas estradas, impossibilitando a trafegabilidade de veículo.
As reclamações foram rapidamente bombardeadas nas redes sociais devido à importância da via para a escoação de produtos oriundos das comunidades rurais, gerando prejuízos aos produtores rurais. Além do comércio de Itiruçu, as comunidades da cidade são responsáveis pela escoação de produtos para municípios como Jaguaquara, onde abastecem o Ceasa local.
Outras reclamações são no tocante a estrada que ligam as comunidades de Várzea a Upabuçu, que os moradores enviaram carta ao Itiruçu Online reclamando de abandono, deixando-a cheias de buracos e sem manutenção.
Apesar dos investimentos nas estradas com o cascalhamento, é preciso continuar com a manutenção correta para não acontecer de nos deixar ilhados na Roça. A estrada de Upabuçu recebeu o serviço, mas com as chuvas acabou voltando a sofrer e deixar “Ilhados” as comunidades. Na tarde de ontem as chuvas cessaram e as condições voltaram a normalidade.
Abaixo, fotos da estrada que liga as comunidades de Upabuçu e Várzea.