Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Lorena diz que saúde será o maior compromisso e avisa: “Faremos auditoria nas obras”

'Faremos sim, auditorias nas obras', garante prefeita eleita. Fotos/Itiruçu Online
‘Faremos sim, auditorias nas obras’, garante prefeita eleita. Fotos/Itiruçu Online

Foi para o Blog Itiruçu Online a primeira entrevista da prefeita eleita de Itiruçu, Dra. Lorena Di Gregório, após ser diplomada pela Justiça eleitoral nesta sexta-feira (16) em Maracás.  Dentre os assuntos  na entrevista, a geração de empregos, grande desafio proposto no plano de governo, que é uma esperança dos jovens. “Nós precisamos trazer para Itiruçu novas fontes de renda. A cidade não pode depender somente da União pelo FPM, pois fica muito complicado administrar. Hoje as maiores fontes de renda do município são a prefeitura e aposentados. A nossa agricultura, que era uma fonte de renda maior, não vem andando bem e nós precisamos levantar a agricultura, mas também focar numa nova fonte de renda. A região de Itiruçu é próxima a grandes centros como Feira de Santana e Vitória da Conquista, então precisamos estudar e trazer fontes de renda para nossa população” comentou a prefeita eleita.

lorena-itiruçu-prefeita

A prefeita eleita disse que terá na saúde seu principal compromisso. “A saúde vai ser um compromisso pessoal, até pela minha formação de médica. O que nós precisamos fazer é melhorar a atenção básica tão deficiente. Itiruçu chegou a alguns momentos a não ter nem vacina, que é o básico. Não podemos deixar de ter o que é obrigação do município. Em relação ao hospital, nós conseguimos uma emenda com o deputado Jorge Solla (PT) e através dela estaremos equipando o hospital com melhorias nos equipamentos. Precisamos também de recursos humanos, pois de nada adianta se tiver a medicação e quando necessitar de um bom atendimento não ser acolhido, é no momento de vulnerabilidade que a pessoa precisa de atendimento de excelência. Iremos melhorar os exames complementares. Itiruçu chegou um momento que só fazia ultrassonografia em quantidade que não contemplava todo o município, o aparelho de Raio X passava dois meses funcionando e quatro meses quebrado, dentre outros exames como de laboratórios, eletrocardiograma e outros. Então, esse vai ser um compromisso meu: a melhoria na saúde”, garantiu Lorena.

Lorena foi eleita a 1ª mulher prefeita de Itiruçu
Lorena foi eleita a 1ª mulher prefeita de Itiruçu

A médica foi eleita a primeira mulher prefeita de Itiruçu com uma votação expressiva.  A partir de 1º de Janeiro Itiruçu terá a primeira mulher eleita e diplomada prefeita. Durante a entrevista com o Itiruçu Online, a médica comentou o feito. “Muito orgulho. Fui agraciada pela população de Itiruçu e é uma honra ser a primeira prefeita eleita, ainda mais por ter sido eleita com essa votação expressiva, que será credibilizada. Nós colocamos um outdoor para desejar feliz natal e ano novo e a mensagem dizia: o povo acreditou, a nossa função agora é trabalhar. Novos tempos vão chegar pra nossa cidade, à população não vai se arrepender de ter nos dado esse voto de confiança. Quero pedir paciência, pois sei que os três primeiros meses serão  muito complicados. Não irei dizer que Itiruçu vai mudar a partir de Janeiro, mas vai ser uma mudança continua e  preciso que à população entenda isso e que nos ajude da melhor forma possível”, comentou.

Enfrentamento à crise

 

A palavra mais propagada entre os prefeitos é a “Crise” e ela vai continuar sendo batida no meio politico. Com uma participação ativa nos eventos de orientações para os novos gestores realizados pela UPB, a prefeita eleita já se mostra com pés no chão. “Hoje em dia o que se preconiza é que a administração pública tem que ser da mesma forma que se administra uma empresa privada. Nós precisamos enxugar muito o município da melhor forma possível. Se não for enxugada, não haverá recursos para fazer nada. O que digo de enxugar: se temos um setor que precise de três funcionários, por qual motivo  terá seis funcionários? Se eu preciso de três para executar um serviço, tenho que ter os três. Nós precisamos trabalhar da forma que tenhamos o custo menor para que esta economia na renda do município se converta em trabalho. Podemos economizar e fazer algumas obras com recursos próprios. Sabemos que o governo do estado e o governo federal passam por um momento de crise e com isso cada vez menos os municípios terão os recursos estaduais e federais. Então, muitas coisas a gente vai ter condições fazendo este enxugamento de folha, economia em combustível, em medicação e com ela poder voltar o dinheiro para o próprio município”, citou.

Problemas com políticos

 

O nome Dra. Lorena era conhecido na cidade como médica até quando em 2012 a médica decidiu ser candidata à vice na chapa do então prefeito Carlos Martinelli (PT), mas antes de entrar na política de forma efetiva, Lorena sempre manteve boas relações como os políticos da cidade. A indagamos se haveria algum tipo de magoa de políticos da cidade, ela (Lorena) disse: “Essa palavra “magoa” não existe. As pessoas tomam posições politicas que deseja, então, não teria por qual motivo  ter mágoa. Se não houve um apoio que a gente esperava que pudesse ter tido, é uma opção da pessoa, cada um tem sua consciência, o importante é deitar a noite com a cabeça no travesseiro e dormir com a consciência tranquila, a minha estar tranquila e espero que dos outros políticos também estejam”, comentou.

Aliança com atual prefeito durante pleito eleitoral

 

Durante o pleito eleitoral uma conversa dominou a política local, insinuando que o atual prefeito Wagner Novaes teria  feito com Lorena algum tipo de acordo. A repercussão cresceu e até os dias atuais se comenta o assunto. Durante a entrevista, a prefeita eleita foi perguntada sobre o falatório. “Isso foi implantado acho que até pela própria situação, ‘situação’ que digo era coligação uma boa política pra nossa terra do candidato Enzo Tenisi, até pela própria conjuntura que o prefeito de Itiruçu não vinha numa boa gestão e ele estava realmente com a popularidade em baixa, então se foi dito isso até para ‘queimar’ o nosso lado que era oposição. Isso foi infundado, tanto que todos sabem que Wagner apoiou Enzo e o vice Cláudio. Essa história, como disse, foi uma forma de nos queimar, mas a população mostrou que não acreditou nessas fofocas, nessas picuinhas”, declarou .

Auditoria em Obras

Bastante propagada no meio político e anunciada pela prefeita eleita, a auditoria em obras que estão sendo executadas foi confirmada nesta sexta-feira (16) durante entrevista concedida pela médica ao Blog Itiruçu Online. Lorena deu exemplo da obra de Drenagem das Águas Pluviais, que está sendo construída no Centro da cidade. “Estão construindo uma obra de drenagem que nunca vi uma obra andar tão rápida em toda minha vida. Então, assim, qual  o motivo de  tanta pressa em fazer uma obra que não vão conseguir cumprir ? O meu medo é que esteja sendo feita obra de maneira indevida, que não goze de todas as exigências que a Caixa Econômica exige. O meu medo é que essa deficiência nessa obra caia sobre minha administração. Tem horas que achamos estar numa cidade fantasma. A cidade foi perfurada de uma maneira sem se preocupar com vias alternativas e mal sinalizadas. Irei ser franca e falar aqui de forma clara e me desculpem os engenheiros, mas é uma obra a facão. Às vezes  penso qual o objetivo de se fazer essa obra com tanta pressa? Eu realmente tenho medo. Então será feita sim auditoria com engenheiros pra saber até determinado ponto. Se disserem que foi feito 30% da obra, quero que esteja lá expresso em relatório que realmente foi executado 30% e não 29%”, afirmou a médica.

Eleição para presidente da Câmara de vereadores

 

Até a posse dos eleitos, que ocorrerá em 1º de Janeiro, o tema político mais discutido é a presidência da câmara. A prefeita eleita disse que não possui nome favorito e deixará que os cinco nomes da base escolha o melhor para o momento. “Meu grupo foram cinco vereadores e sei que todos estão aptos e com total capacidade para ser presidente da câmara, qualquer um deles. Não tenho preferência, apensar das pessoas falarem de ‘Ezequiel Borges’, que é meu amigo sim, mas na política a gente tem que ter a questão de ser imparcial. Deixei para que eles próprios decidam quem será o melhor presidente neste momento. Quem for o presidente do nosso grupo ficarei muito feliz. Trabalhamos em equipe no período politico e não teria como ser diferente agora. Somos uma equipe”, justificou.

Apoio dos governos

 

 Situação brasileira não é das melhores. Ajustes de austeridade e recessão econômica tem tirado o sono dos prefeitos. Conseguir a liberação de obras é quase impossível sem uma base política forte. Com filiação ao PRB, partido de oposição ao PT, o que, de acordo com a médica, não impedirá que busque os recursos junto aos governos. Lorena disse que seu apoio já estar sacramentado para a reeleição do governador Rui Costa.  “Espero ter o apoio. Quando temos uma cidade tão carente de recursos federal e estadual, não podemos nos  privar de nenhuma ajuda. Irei buscar os recursos federal e estadual, mas quero deixar bem claro que apesar de o nosso partido, o PRB, ser de outra vertente, nós iremos apoiar Rui Costa para governador, se ele for tentar realmente à reeleição. Vamos aguardar como vai ficar o cenário federal, pois creio que ainda não há nada definido” afirmou a médica.

Padrinhos da Gestão

 

Com muitos deputados querendo o apoio nas eleições de 2012, Lorena disse que governará com a casadinha Euclides Estadual e Solla Federal, e citou outros nomes que irão ajudar no mandato. “Solla e Euclides sim. Assim também como Tia Heron, que é de nosso partido. Ela vai nos ajudar a angariar recursos a nível federal. Antonio Brito deputado federal muito forte e competente, que é do partido do nosso vice Júnior, vai nos ajudar. Então temos que somar. O que for melhor para o município tenha certeza que vai ser feito”, finalizou.