Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu inicia mutirão educativo de combate a Dengue, Zika e Chikungunya

IMG_1102

Começou em Itiruçu o mutirão de combate ao mosquito da dengue. As primeiras ações do mutirão são nos Bairros Itiruçuzinho e Presidente Tancredo Neves. De acordo com a prefeitura, as localidades apresentam maiores registros de levas do mosquito. No Itiruçuzinho a campanha é coordenada pela Unidade de saúde Rubens Amaral e no Bairro Tancredo Neves a Unidade João Batista coordena os trabalhos, com supervisão da Vigilância Epidemiológica.  Os agendes de endemias e comunitários abraçaram à luta contra o mosquito.  O mutirão chegará a todo o município.

Com um jingle próprio, cantado pela Banda Edy Guetto, que alerta à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito nos quintais. “Juntos Somos Mais Fortes que Um Mosquito”, foi o tema escolhido para alertar quanto os riscos da Dengue, Chikungunya e Zika. Ouça o Jingle abaixo.

IMG_1052

Como o Ministério da Saúde deixou de fornecer o Larvicida aos municípios por mais de 03 meses, os índices subiram e Itiruçu chegou a registrar mais de 7.3 no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). Numero considerado altíssimo com riscos de epidemia.

IMG_1072

O mutirão trabalha de forma educativa identificando as residências com larvas dos mosquitos para que o tratamento seja realizado. Orientações e esclarecimentos sobre a Dengue, Chikungunya e Zika são feitos nas residências durante o mutirão.

Nessa luta o morador é o maior colaborador. Não basta que o poder público faça sua parte. Eliminar criadouros dos quintais, fechar as caixas d’águas, limpar os quintais são cuidados essenciais que ajudam no controle do mosquito Aedes aegypti. Confira fotos do mutirão, clique aqui.