Postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Bahia, podem ser fechados. Os cortes devem começar pelas agências que fazem poucos atendimentos e com aquelas que ocupam prédios alugados.
Conforme apurado pelo Itiruçu Online, algumas agências já estão na mira do corte por fazerem poucos atendimentos em relação a outros postos: a agência de Itiruçu, que atende aos municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Irajuba é uma das que existe a possibilidade real de transferência de sede para outro município mais próximo. Vale ressaltar que a Agência, além das cidades oficiais, os atendimentos também são atencionados para munícipes de Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Itaquara, Cravolândia, Santa Inês, Brejões, Nova Itarana, Planaltino, Milagres, Iramaia e até moradores de Maracás.
A Notícia já aquece os bastidores políticos, que devem reunir condições para evitar o fechamento da Agência, pois a cidade recebe um número superior de atendimentos como o da cidade de Maracás, dentre outras. A movimentação política será importante para que mostrem os dados efetivos que garantem o funcionamento da Agência no município de Itiruçu. Na cidade, já existe um terreno cedido ao INSS no Bairro Itiruçuzinho para construção de uma Nova sede do INSS, já visitada e aprovada pelos técnicos. A questão é que outros municípios por força política podem tirar a sede do INSS de Itiruçu. A cidade já perdeu a comarca que matinha sede na cidade e passou a ser atendida pela comarca de Jaguaquara, à época, por falta de movimentação política maior.
De fato, mesmo com o sistema de atendimento Online, com possibilidades de agendamentos, a Agência do INSS de Itiruçu é das que mais atende demandas e não há motivos a não ser a falta de empenho político para evitar o fechamento.