Durante o São Pedro de Itiruçu o Conselho Tutelar permaneceu com foco nas ações preventivas de proteção a crianças e adolescentes. A equipe de conselheiros atuou nos três dias de festa com medidas preventivas, tais como: panfletagem, exposição de cartazes educativos e de orientação ao público em geral. As ações objetivaram evitar que adolescentes tivessem acesso a bebidas alcoólicas.
O Conselho criou uma campanha contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, que recebeu atenção do São Pedro, levado ao público nos intervalos dos shows as orientações sobre a necessidade de combater e denunciar crimes contra a criança e adolescente.
Dentre as ações na Praça do Forró, uma adolescente foi identificada sobre efeito de bebida alcoólica, sendo acolhida e entregue a genitora, que foi devidamente advertida pelos conselheiros. Outra mãe foi advertida por deixar os filhos em casa e ir curtir a festa. Não houveram ações que necessitassem do auxilio policial.
Já no Forró Coffee, festa fechada, o Conselho Tutelar contou com a ajuda dos Conselhos Tutelares de Santa Inês, Jaguaquara e Lafaiete Coutinho. Os conselheiros atuaram auxiliando e orientando os colegas Conselheiros visitantes, com foco na entrada da festa para garantir que a faixa etária permitida fossem respeitada, exigência esta estabelecida pela Portaria 15/2018 da Juíza da Infância e Juventude, assinada pela Juíza Dra Andréa Sodré Leal Palmarella. No Forró Coffe foram identificados alguns adolescentes nas áreas “Open Bar”, o que é terminantemente proibido pela dita Portaria. Ambos os casos foram devidamente resolvidos junto a direção do evento.