Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Comunidade cobra postura de respeito das pessoas que estão chegando de São Paulo ao município; ‘Fiquem em quarentena’

Cidade ficou vazia neste domingo após caso confirmado em Jaguaquara. Foto/Blog Itiruçu Online.

De fato, é uma situação preocupante tendo em consideração os números apresentados por outros municípios, sendo diagnosticadas pessoas que estavam morando no Estado de São Paulo e estão retornando a suas cidades de origens fugindo do Covid-19, mas que foram diagnosticadas como casos importados do coronavírus.

Até o momento a cidade de Itiruçu possui 80 pessoas sendo monitoradas por terem chegado de outros estados e cidades e nenhum caso suspeito da doença.

Não há proibições de retorno, mas é preciso que as pessoas sejam conscientes e não desrespeitem quem já se encontra na cidade cumprindo o isolamento social. Nos últimos dias diversas pessoas foram flagradas passeado em Praças e indo aos supermercados, como se Itiruçu fosse colônia de férias. A ação dos irresponsáveis alerta a comunidade que cobra do município medidas mais drásticas contra os infratores dos Decretos Municipais, para que sejam punidos com o rigor necessário da lei, que vai de multas, até prisão de isolamento pelo município.

Nesta segunda-feira, dia 13, é aguardada novas medidas de orientações para provocar o Isolamento Social, diante de casos confirmados em cidades vizinhas, onde pessoas do município trabalham diariamente. Além de Barreiras Sanitárias, um novo Decreto endurecendo as regras deve ser anunciado.

Supermercados

Há dias que os Supermercados da cidade estão com suas rotinas normais, como se não houvessem medidas de controle ao coronavírus. Apesar de os proprietários equiparem seus funcionários, a própria população desrespeita os decretos. O mesmo acontece na formação de filas na única casa lotérica da cidade.

Bares

As medidas contra Bares foram tomadas com rigor, mesmo assim, ainda existem os que estão burlando a Lei e abrindo as portas e fechando após o consumidor adentrar ao estabelecimento. São várias as denuncias da própria comunidade.

Disk Covid-19

O Município criou um canal na rede social WhatsApp para receber informações sobre pessoas com sintomas e para que a comunidade denuncie casos de desrespeitos aos decretos.   73 9 91604924