O presidente da Câmara de Itiruçu colocou em votação na sessão realizada na última quarta-feira (27), uma moção de repúdio ao Sr. Ednélio Borges, acusando-o de usar as redes sociais para denegrir a imagem do poder Executivo e Legislativo, desrespeitando os representantes da população, alegando ainda não ter sido a primeira vez que Nélio Borges criticou os poderes e vereadores, usando palavrões de baixo calão.
Na moção, o presidente alegou o compartilhamento de uma imagem, o famoso print, oriundo de uma página anônima no Facebook nomeada de Itiruçu Mil Grau, onde questiona e acusa o vereador Duda de Zili por uma suposta mudança de posicionamento sobre o presidente da Casa. Na moção, o presidente ainda pediu que fosse feito um encaminhamento contra o cidadão junto ao Ministério Público. Já ao comentar a moção, Ezequiel disse que enquanto estiver presidente da casa não permitirá que sejam direcionadas acusações e atos de desrespeito aos pares, afirmando que tomará medidas contra qualquer pessoa que assim agir. ” Fora da Câmara sou o Ezequiel que brinca e ri com todos, aqui sou o presidente da Câmara e exijo respeito comigo e com os meus pares. Essa casa precisa ser respeitada”, disse o vereador.
Ao saber da moção de repúdio, Nélio Borges, comentou. “Receber uma moção de repúdio na atual conjuntura política municipal, onde não se aceitam ouvir verdades ou críticas, para mim é um elogio. Não ofendi nem acusei vereador, apenas compartilhei uma imagem que estava em local público. Será que irão votar uma moção de repúdio aos seguidores da página? Claro que não, pois faço meu papel de cidadão cobrando nas redes sociais que se façam o trabalho que recebem para beneficiar Itiruçu. Quem tiver um áudio meu, uma acusação minha contra qualquer pessoa de bem, pode aparecer e levar ao Ministério Público. Essa moção de repúdio do presidente da Câmara Ezequiel Borges, como bem justificou, é simplesmente por não ter aprendido aceitar criticas nem contra ele nem contra à gestão. Brinco com os secretários da prefeitura que estão nos grupos, inclusive no do Itiruçu Online, composto por pessoas de bem e que mantém uma postura de não permitir ofensas entre seus membros. Entendo a moção de repúdio do vereador como uma forma de agradecer o apoio de Duda a sua reeleição, o momento foi oportuno e a pessoa foi a desejada; eu, Nélio Borges. Agradeço de coração o elogio, ele não tem como provar as calunias escritas na moção, pois minha mãe mim ensinou tratar as pessoas com educação e respeito. A Vida de Nélio Borges é aberta. Deus conhece meus princípios, sou pobre, continuarei pobre plantando Maracujá, agora, uma coisa que não irão fazer é deixar de comentar uma saúde que não funciona, uma Câmara que não atende nossas expectativas como cidadão ou a postura de quem recebe meu dinheiro , dos impostos que pago. Continuarei criticando com respeito e com a verdade. Quem não gostar de ser criticado publicamente que entregue seus mandatos. Uma coisa é fazer uma critica sugestiva, como faço sempre, outra é ofender pessoas, o que não faço. Recebo a moção com um grande elogio e espero que faça mais vezes. Não retiro nada que escrevo o faço de pronunciamento em rede social. As pessoas foram solidarias a mim e confesso que fiquei emocionado. Eu que deveria solicitar uma moção de repúdio pelas montagens que fazem com minha imagem, mesmo assim levo na brincadeira, por entender como saudável. ”, declarou Nélio em contato com o Itiruçu Online.
No grupo social do Itiruçu Online onde o cidadão Ednélio Borges é inserido como membro, atestamos que, em nenhuma de suas postagens, seja de áudio ou de imagens, houveram ofensas pessoais dirigidas as pessoas públicas da cidade e, sobretudo, que ferisse honra ou suas condutas sociais. O Itiruçu mantém uma postura incisiva contra os compartilhamentos de fake News em seus grupos, punindo e alertando os membros sobre o conteúdo que não condiz com matérias jornalísticas e, também, respeita assim o direito de livre expressão de cada, resguardando a democracia em suas opiniões, exceto, fujam das regras de convivência. No momento que foi percebida a imagem no grupo, publicamente a equipe do site de manifestou alertando não haver concordância com o conteúdo referindo-se ao citado vereador.