O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia- TJ-BA- vai realizar a cerimônia de inauguração do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), serviço que substituirá a comarca de Itiruçu, extinta em meados do ano por ajuste financeiro do Tribunal de Justiça.
De acordo com informações, a solenidade está prevista para o próximo dia 14 deste mês e vai contar com a presença da presidente do TJ-BA, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, além de autoridades municipais que compõem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, servidores da Justiça e a comunidade em geral.
O Cejusc vai englobar e fortalecer os serviços do Balcão de Justiça e Cidadania, que vem sendo colocado pelo Judiciário. A casa onde vai funcionar fica ao lado do fórum e está sendo reformada pelo município.
Os CEJUSC foi instituído pelos Tribunais de Justiça de cada Estado, objetivando dar cumprimento à Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010 do CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. No prédio do fórum irá funcionar a sede da prefeitura.