Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itajuru: destino para os amantes de fotografia e da natureza

IMG_8623
Para os amantes de fotografia uma boa pedida é visitar Itajuru distrito de Jequié na Bahia, escondida entre a Mata Atlântica e o Rio de Contas, Itajuru tem mais de 4 mil habitantes e fica a 35 km de Jequié. Em Itajuru quem gosta de fotografar não fica a toa, sem precisar andar ou procurar muito, assim que chega ao vilarejo já se depara com diversas aves que habitam o leito do Rio das Contas ou com as casa de fachadas antigas e arquitetura interessante espalhada pela localidade.
IMG_8650
Em uma visita de pouco mais de 5 horas o fotografo jequieense e integrante do Clube dos Observadores de Aves da Bahia – COA/BA, Sidiney Vitorino, fotografou mais de 50 espécies diferentes e ainda registrou a aparição do Beija Flor Vermelho (Chrysolampis mosquitus), espécie migratória, no Brasil eles migram e estão presentes na Amazônia, regiões Centro-oeste e Nordeste, em direção sul até o Paraná. Em outros países ocorre na região tropical do Leste do Panamá até a Colômbia, Venezuela, e na Bolívia.
IMG_8803
Outro lugar que não poder ser esquecido são as Cachoeiras do Rio Boqueirão. Com aproximadamente 10 km de extensão até desaguar no Rio de Contas, o Rio Boqueirão cria no seu percurso corredeiras e quedas, lagos e poços criados pela força do impacto da água no solo rochoso. Relaxar ao som do barulho da água batendo nas pedras é uma opção. Mas a área por onde o rio escoa também propicia a prática de acampamento, a exploração de trilhas na mata, a observação de animais silvestres, como a imensa quantidade de pássaros da região, e, claro, o registro fotográfico de todas essas atividades.
IMG_8619
Foi inaugurada recentemente em Itajuru a Casa de Apoio também conhecida como Casa do Povo, lá os visitantes podem conhecer um pouco mais do lugar saber das trilhas, das cachoeiras, saber das historias e curiosidades local, interessados podem entrar em contato através dos números (73) 3521-3015 ou (73) 8841-4126.
De acordo com o site Wikiaves, (http://www.wikiaves.com.br/perfil_sidyventura), na região de Jequié já foram catalogadas 227 espécies entre estas o turista pode ver e fotografar aves como o Urubuzinho (Chelidoptera Tenebrosa), catatau (Campylorhynchus Turdinus), Andorinha Doméstica Grande (Progne chalybea), Gavião de Rabo Barrado (Buteo Albonotatus) entre outras aves raras. Um ótimo atrativo para pesquisadores, fotógrafos e amantes da natureza.
Da redação, Jornalista Alan Leal.

error: Conteúdo protegido !!