Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Institutos divulgam pesquisa Online do IOEB; confira a classificação do Vale Jiquiriçá

90-e1444351049412

O Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto Península, a Fundação Roberto Marinho e a Fundação Lemann, divulgaram o resultado de pesquisa online do IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira no inicio do mês. Os resultados embora não sejam oficiais como assim divulga de forma pratica e real o Ministério da Educação-MEC-, avaliou a posição dos municípios brasileiros em um ranking por estado.

De acordo com a Fundação Roberto Marinho, o índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?

O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão – responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola. A menor unidade de análise do IOEB é o município (o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada). Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez que a atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.

No Vale Jiquiriçá, por exemplo, os resultados apontados pelos institutos das organizações globo, mostraram resultados diferentes dos IDEB por município. O Ideb é o indicador objetivo para a verificação do cumprimento das metas fixadas no Compromisso Todos pela Educação, eixo do PDE que trata da Educação Básica. Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo, tendo resultados por avaliação nas provas Brasil, diferente do IOEB, que avalia sem dados oficiais.

A avaliação também mostrou contradição quando faz avaliação dos municípios por número de crianças fora da sala de aula, pois a situação educacional em 75% dos municípios, e especial os de menor porte, é de preocupação pela falta de alunos para manter escolas abertas. Algumas cidades foram obrigadas a reorganizar escolas pela nucleação, a exemplo de Itiruçu.

O resultado do IDEB dos municípios do Vale Jiquiriçá será divulgado em 2016, para confrontar os últimos resultados divulgados em 2014, dando a posição real de cada município por estado. O Itiruçu Online fez uma avaliação dos municípios com os resultados do IDEB, estudo do colunista e professor Renê Silva. De acordo com os dados do IDEB, Levando em consideração o IDEB Médio, dos 21 municípios, apenas 9 tiveram aumento nos seus resultados em comparação com 2011. Os maiores aumentos foram dos municípios de Cravolândia, que teve o melhor IDEB 2013 do Vale do Jiquiriçá, e Itatim, os demais municípios tiveram uma pequena evolução. Quanto aos 12 municípios que mantiveram ou pioraram seus resultados, Amargosa e Itaquara foram os municípios onde o desempenho mais caiu. Clique aqui e confira os resultados do IDEB e a classificação dos municípios. 

Já na pesquisa Online do IOEB, o Ranking no Vale do Jiquiriçá ficou da seguinte forma: Elísio Medrado 4.1; Lafaiete Coutinho com 4.0; e Brejões com média de 4.0.  Itiruçu ocupa a 18ª posição. Os dados do IOEB não são usados como parâmetros oficiais para avaliar a educação Brasileira.

Dados do IOEB
Dados do IOEB

Abaixo dados oficiais dos municípios pelo IDEB

idebeblog-400x302 idebetrez-400x373 semifinais-