O hacker Walter Delgatti Neto bateu boca com o senador Sergio Moro (União-PR) nesta quinta-feira (17) durante depoimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. O hacker, preso por invadir sistemas públicos, acusou Moro de ser um “criminoso contumaz” e foi chamado de “bandido”.
Moro citou condenação de Delgatti pelo crime de estelionato, relacionado a golpes que teriam sido cometidos em Araraquara (SP). Delgatti, que ficou conhecido como “hacker da Lava Jato” por vazar mensagens de integrantes da força-tarefa e inclusive do então juiz federal, respondeu:
“Relembrando que eu fui vítima de uma perseguição em Araraquara, inclusive, equiparada à perseguição que vossa excelência fez com o presidente Lula e integrantes do PT”. E continuou: “Li a parte privada e posso dizer que o senhor [Sergio Moro] é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes”.
O senador respondeu: “Bandido aqui, desculpe senhor Walter, que foi preso, é o senhor. O senhor foi condenado. O senhor é inocente como o presidente Lula, então?”.
A discussão foi interrompida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), vice-presidente da CPMI, que presidia a sessão no momento.