A política é um processo de renovação constante e de inclusão de forças que somam. Esse tem sido o pensamento dos novos aliados do projeto político do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do Democratas, antigo PFL.
Estão abraçando o projeto do Democrata o ex-prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), que animado já articula apoios e busca aproximação com novas lideranças e na reconstrução de caminhos com velhos conhecidos do carlismo. Os que já estão envolvidos diretamente com o projeto são o ex-prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli e Alender Correia, de Itiruçu. Martinelli visitou o município de Itiruçu ladeado do companheiro e ex-vice prefeito de Jaguaquara, Zuca, para discutir alianças com Alender Correia (PP), que também já se reuniu com ACM Neto e firmou apoio para 2022, sendo um dos que irão ajudar na coordenação regional de campanha. Neto, por exemplo, em vídeo gravado em Salvador, destacou a inclusão de novas lideranças em seu projeto. A temática da dupla é de fortalecer o grupo de oposição ao PT no Vale Jiquiriçá, agregando apoios dispostos a levar ACM Neto ao Palácio de Ondina. A ordem é agregar apoios e valorizar a história do partido em cada cidade.
Agora vai?
Desta vez, o herdeiro do carlismo na Bahia parece que, enfim, vai disputar o comando do Estado Baiano em 2022. Neto tem uma filosofia diferente dos últimos candidatos derrotados pelo PT, que se alinhavam com as velhas lideranças que eram rejeitadas nos municípios e, ao longo dos anos, tornaram o PFL/DEM de preferido a nanico em diversos municípios por 16 anos, perdendo todas as representatividades políticas até nos legislativos. Chore quem quiser, grite quem tiver forças; a realidade ninguém muda da noite para o dia. Lógico e evidente que há os quem mantiveram-se vivos na política por manterem suas ideologias mais fortes que as necessidades.
No Vale Jiquiriçá, por exemplo, as opostas de Neto estão sendo renovadas, embora elas discutam a união de todos em torno do projeto político.