Neste último sábado 31/10 e no domingo, dia 01/11, as famílias Pires e Novaes realizam o I Encontro entre familiares. O evento foi sediado na cidade de Itiruçu e realizado no Sítio do Nono, situado na Colônia Bateia, às margens da BA-250.
A festividade familiar iniciou na noite do último sábado (31) com a celebração de uma missa na Igreja São Roque, solenizada pelo padre Juracy Pires, morador de Itambé e integrante da família Pires. Os festejos continuaram durante todo o domingo (01) no sítio do Nono, com mais de 200 integrantes que se confraternizaram com oração, festa, churrasco e dramatização representando os patriarcas da família e seus filhos Alvino Pires de Novaes, Almiro Pires de Novaes -Biu-, Manoel Pires da Silva –Neca-, Ariston Pires da Silva, Ananias Pires da Silva – Juca-, Edésia Pires – Dezinha e Albérico Pires da Silva, todos in memoriam.
A família é oriunda de Maracás e chegou a Itiruçu na década de 1930, primeiro vindo Almiro Pires e de depois os demais. Em Itiruçu eles desenvolveram várias atividades e até os dias de hoje atuam na agricultura, pecuária, comércio, serviço publico, médicos, dentistas, enfermeiros, professores, advogados, juiz de direito, serventuários da justiça, motoristas, educador físico, psicólogos, biólogos, agrônomos, veterinários, engenheiros, nutricionistas, dentre muitas outras profissões.
O segundo encontro foi confirmado para o próximo ano (2016) com expectativa de ser maior.
A reprodução das fotos para fins lucrativos, usos em sites, blogs, jornais impressos somente mediante autorização do autor e/ou familiares.