Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Faculdade realiza campanha para doação de sangue

doe-sangue_hemoes_031

Visando sensibilizar a comunidade acadêmica para a importância da doação de sangue, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Mercês, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), apoia a campanha Doe Sangue, Doe vida. A campanha terá inicio nesta terça (10), e se estende até a sexta-feira (13), com o objetivo de melhorar o estoque de sangue do Hospital Martagão Gesteira.

Com panfletos, cartazes e visitas em sala, a HEMATO (Liga acadêmica de Hematologia e Hemoterapia), que é composta por alunos do 4º ao 6º semestre do curso de Biomedicina da faculdade, pretende capitar doadores de sangue através da entrega de brindes institucionais, e alertar para a importância da doação da medula óssea. “Nosso objetivo é salvar vidas, pois sabemos que as agências transfusionais andam com pouco estoque, e há uma grande quantidade de pacientes oncológicos necessitando desse ato de amor”, explica a relações públicas da Hemato, e estudante do 6º semestre de Biomedicina, Daniele Soares.

Para doar sangue, o voluntário deve portar um documento oficial com foto, deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais, ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, para cada doação. Não podem doar sangue mulheres grávidas, ou em fase de amamentação, pessoas que ingeriram bebida alcoólica 12 horas antes da doação, que possuem tatuagem ou piercing há menos de 1 ano, e que tiveram hepatite após os dez anos de idade.

O Hemóvel, ônibus da Hemoba, estará no estacionamento do Hospital Martagão Gesteira, localizado na Rua José Duarte, 114, bairro Tororó, em Salvador, e irá atender os doadores das 8h as 17h.


error: Conteúdo protegido !!