O Projeto sobre a captação de água que está sendo estudado pela Embasa continua sendo o assunto bastante repercutido em Itiruçu e região depois que uma matéria do Itiruçu Online lembrou do empenho do grupo de lideranças que provocou uma reunião com a estatal e estão aguardando os próximos passos, que são a conclusão do projeto técnico e depois uma reunião entre todos envolvidos com o Governador Rui Costa para tratar do que havia sido discutido e apresentado pelo Presidente da Embasa aos prefeitos, deputados e demais lideranças dos municípios envolvidos.
Após repercutir o assunto, prefeitos, deputados, Secretários do estado e lideranças mantiveram contato com o Itiruçu Online para comentarem o assunto.
Um deles foi o ex-prefeito de Itiruçu, Aílton Cezarino, que por telefone com o Itiruçu Online, comentou o assunto e rebateu quando a matéria fala da falta de atenção do governador Rui Costa com a pauta levada à Embasa na chamada ‘Coalizão Política’ em prol da obra que trará água para os municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Irajuba, Maracás, Planaltino e o Entroncamento de Jaguaquara.
Cezarino lembrou que foi um dos primeiros a chamar a classe política para defender o Projeto e juntarem forças políticas, independente de partidos, para angariar recursos e viabilizar o projeto, ressaltando ter no deputado federal Marcelo Nilo e o deputado estadual Marcelo Veiga, ambos pautando o assunto com o governador Rui Costa. Somando a estes parlamentares, também estão os demais votados na região, como Jorge Solla, Antonio Brito, Euclides Fernandes e Zé Cocá. Disse Cezarino que “Quando decidimos chamar a região para irmos juntos à luta em prol de um projeto que solucione a falta de água em Itiruçu e região, sabia do compromisso que o governador Rui Costa teria com a pauta, pois deixou claro para os deputados Marcelo Nilo e Marcelo Veiga e os demais, que o projeto é prioridade neste seu segundo mandato. De igual forma, reforço a necessidade do compromisso que todos os prefeitos envolvidos, devem ter em lutar na viabilidade desta ação, aguardando ser finalizado o estudo técnico, já autorizado pelo governador. Não é uma luta apenas de trazer ofícios e requerimentos, esse é dever de todos os parlamentares e demais envolvidos, seja nós como lideranças, dos prefeitos como representantes oficiais e dos deputados até que a obra seja concluída, que é o objetivo de todos nós”, comentou Cezarino.