Os estudantes da rede estadual de ensino vêm, a cada ano, tendo destaque nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com a divulgação do resultado da edição do exame de 2021, os alunos estão celebrando os seus bons desempenhos, a exemplo da Prova de Redação, que é uma das mais importantes por possuir o maior peso para a nota geral. Com notas a partir de 900 pontos na redação, os estudantes já sonham em ingressar no Ensino Superior.
O estudante Leandro dos Santos, 18, que concluiu os estudos no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal, obteve 960 pontos na redação e pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis. “Neste último ano, comecei a admirar a área e, desde então, se tornou meu maior sonho. Eu me dediquei bastante, estudando muito para a redação através de pesquisas. Além disso, a escola contribuiu por meio de redações que eram feitas em sala de aula, com as quais eu ia me adaptando e melhorando meu conhecimento sobre a mesma. Sempre gostei de escrever, pois a escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente”, refletiu.
Segundo Evelin Beatriz Conceição, 18, que terminou o Ensino Médio no Colégio Central de Ribeira do Pombal, em Ribeira do Pombal, a escola teve um papel fundamental para que tivesse um bom desempenho e tirar 940 pontos na redação. “Atribuo o meu resultado primeiramente à excelência dos profissionais que, para além de transmitir conteúdo, me acolheram e acreditaram em mim. Além disso, aos meus estudos, que não seriam os mesmos sem o auxílio de cada um desses professores”, disse a estudante, que pretende cursar uma faculdade de Direito.
Em Jequié, o estudante Israel Trindade, 17, concluinte de 2021, do Colégio Estadual Paulo Freire, revelou que os aulões preparatórios realizados na unidade escolar foram essenciais para o seu resultado, obtendo 960 pontos na redação. “O bom desempenho associo à dedicação e empenho e, consequentemente, aos esforços feito pela minha agora ex-instituição de ensino, que contribuiu muito para a congratulação desse desempenho. Os aulões da escola ajudam muito e são essenciais, sobretudo para quem não possui condições de fazer um curso pré-vestibular”, deu a dica, contando que pretende cursar Direito, mas que está analisando outras áreas e opções.
Durante todo o ano de 2021, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu uma série de programas voltados à preparação dos estudantes para o exame. Entre eles estão o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Programa Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Além disso, foram disponibilizados no Portal da Educação conteúdos como Roteiros de Estudos e Trilhas de Aprendizagem, além dos conteúdos da Plataforma Anísio Teixeira e dos produzidos em parceria com as 12 Instituições de Ensino Superior na Bahia.