Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Estiagem prolongada prejudica plantações e provoca morte de animais na zona rural de Feira de Santana

Produtores rurais do distrito de Governador João Durval Carneiro, conhecido como Ipuaçu, na zona rural de Feira de Santana, sofrem os impactos da estiagem que atinge a região. Cisternas vazias, pasto seco e falta de alimentos para os animais são reflexos da escassez prolongada, classificada pela Defesa Civil do município como desastre de nível 2.

Em outubro de 2024, a Prefeitura de Feira de Santana decretou situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem. A validade do documento é de 180 dias e vence em abril deste ano. Mesmo depois da medida, os produtores rurais dizem que não receberam assistência. “Infelizmente, nada chegou para solucionar este momento difícil que estamos enfrentando. Nem para o produtor, nem para os animais”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adriana Nascimento, em entrevista a TV Subaé, afiliada da TV Bahia na região.

Sem chuvas na região há meses, a safra plantada pela agricultora Antônia Oliveira, que mora na comunidade Caroá, foi perdida.”Não teve milho, feijão, batata… Perdi a safra. O prejuízo é grande”, contou. Além das perdas no plantio, animais também morreram por falta de água e comida. No final de janeiro, a agricultora Joana Pereira perdeu três vacas e um cavalo.

“Seca demais, comida faltou. A gente cuidou, cortou mandacaru, mas não teve jeito, eles ficaram fracos e morreram”, lamentou. Para contribuir com o abastecimento de água, a Secretaria Municipal de Agricultura de Feira de Santana informou que em operado com 300 caminhões-pipas em 18 distritos. Além disso, firmou uma parceria com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para garantir o fornecimento nos poços artesianos e barragens.

Quanto às sementes, a gestão municipal afirmou que vai abrir uma licitação para a compra e a previsão é que em março sejam distribuídas para os agricultores, que também estão sendo orientados a solicitar o Seguro Safra, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). G1/Bahia.